Olhar Conceito

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Artes Cênicas

Em 'jacinta', Andréa Beltrão vive a pior atriz do mundo

Jacinta é uma mulher apaixonada pela arte, mas de escassos recursos - diante da rainha de Portugal, Dona Maria, por exemplo, ela interpreta tão escandalosamente mal um texto do poeta Gil Vicente que a monarca perde o ar e, antes de falecer ali mesmo, vaticina: "Meu último desejo é que matem essa mulher. Salvem o teatro, matem a que se diz Jacinta". Começa assim, no reino de Portugal do século 17, o destino da pior atriz do mundo, protagonista do musical Jacinta, que estreia sexta-feira no Sesc Vila Mariana, depois de uma bem sucedida temporada de sete meses no Rio de Janeiro.

Em vez de perder a vida, Jacinta é degredada, viajando em uma caravela até o Brasil, onde percorre terras e coleciona fracassos, com o obstinado desejo de ser reconhecida pela arte da representação. "Mais que uma atriz sem talento, Jacinta é uma mulher ingênua que tem um sonho e, mesmo sem jamais conseguir realizá-lo, não desiste jamais", comenta Andréa Beltrão, intérprete da protagonista. "Como qualquer pessoa no mundo, ela faz escolhas infelizes, tolas, mas sempre com aquela pureza de quem está eternamente descobrindo o mundo."

Foi esse o ponto de partida para que Andréa descobrisse o rumo certo para a personagem. Ao invés do exagero, que poderia descambar em uma caricatura, ela, uma das melhores atrizes da atualidade, buscou a sutileza do exagero, a beleza do grotesco, a alma do fracasso. Por conta disso, os desacertos de Jacinta fazem a plateia rir sem notar que acha graça de si mesma.

Escrito inicialmente como texto sem canções pelo dramaturgo Newton Moreno, Jacinta ganhou um novo perfil graças ao diretor Aderbal Freire-Filho, que viu na obra um potencial para que fosse transformada em musical. Para isso, formou-se um trio com a chegada do músico Branco Mello, dos Titãs, e, do trabalho conjunto, surgiram 13 canções além de nove temas instrumentais, todos compostos por Mello em parceria com Emerson Villani.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet