Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Política Cultural

COPA 2014

Ministério da Cultura distribuirá R$ 15 milhões para eventos na Copa

Foto: Divulgação

Apresentação do Brasil nas Olimpíadas de Londres; Marisa Monte em destaque

Apresentação do Brasil nas Olimpíadas de Londres; Marisa Monte em destaque

O Ministério da Cultura divulga em maio um edital de R$ 15 milhões que deve contemplar não só os espaços culturais dos municípios que vão receber a Copa do Mundo, como também áreas públicas. A meta do Ministério da Cultura é desenvolver cerca de 300 ações de qualquer tipo de manifestação cultural nas 12 cidades-sede da competição internacional. 

Segundo a secretária-executiva do Ministério da Cultura, Jeanine Pires, “as pessoas vão poder se inscrever em diferentes categorias e valores de participação”. Em Cuiabá, muitos artistas já articulam projetos para serem colocados em prática durante o mundial, como é o caso do fotógrafo José Medeiros que deve distribuir pela cidade painéis com fotografias feitas por índios, primeiro resultado do projeto Olhar Indígena, que tem início com a etnia ikpeng, do Xingu.

José Medeiros aprendeu com os índios e agora quer retribuir tornando-os profissionais da fotografia

O Ministério da Cultura quer financiar atividades no cinema, no teatro, na literatura, na dança, na arte contemporânea e atividades que envolvam inovação e criatividade, por exemplo.

Quanto à ocupação das áreas públicas, o Brasil vai se inspirar no modelo das Olimpíadas de Londres. “Um ponto essencial que Londres conseguiu e que é preciso que o Brasil faça é: um único festival. Ou seja, ter a cidade, o estado, o comitê organizador e o governo federal, todos imbuídos de uma mesma programação que retrate essa realidade brasileira”, declarou Jeanine à Agência Brasil. 

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet