Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Música

PROGRAME-SE!

Repertório erudito marca abertura da temporada da Orquestra de Mato Grosso no final de semana

Foto: Divulgação

O violinista italiano Emanuelle Baldini é o convidado da Orquestra

O violinista italiano Emanuelle Baldini é o convidado da Orquestra

A Orquestra do Estado estreia a Temporada 2013 neste sábado (20) e domingo (21), no Cine Teatro Cuiabá, às 20 horas e 19 horas, respectivamente. O repertório erudito com peças de Tchaikovsky, Verdi e Mendelsshon vai contar com o brilho de um dos maiores violinistas da atualidade, o italiano, spalla da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Emmanuele Baldini.

Do brega ao erudito, público cuiabano conta com várias atrações neste fim de semana
Bianca Poppi estreia coluna de moda no Olhar Conceito; confira aqui
Mr. Fuck faz show no Canelas e convida Osviralata e Caio Mattoso

As primeiras apresentações de 2013 comemoram o bicentenário de nascimento de Giuseppe Verdi, indispensável compositor do período romântico, muito conhecido por seu repertório operístico. “La Traviata é uma das óperas mais famosas do Giuseppe Verdi. O Preludio que será tocado em Cuiabá explora o som das cordas em dinâmica ‘pianíssimo’, como se o próprio Verdi estivesse no palco sussurrando palavras de amor. São as primeiras notas de uma ópera sobre o amor. A celebre melodia que aparece depois da introdução é singela e generosa como o coração dos amantes protagonistas da história”, esmiúça o convidado Emmanuele Baldini.

Além de La Traviata, o repertório que abre os trabalhos da Orquestra em 2013 também exibe o Concerto para violino e orquestra, do compositor russo Piotr Llych Tchaikovsky e a Sinfonia n°3 em lá menor, do compositor alemão Felix Mendelssohn, peça popularmente conhecida como a “Escocesa”. Para tanto, sob a batuta do maestro Leandro Carvalho, a OEMT assume sua formação sinfônica, exibindo todos os naipes de instrumentos necessários para esse complexo repertório.

“O Concerto para violino de Tchaikovsky é um dos mais tocados da literatura para este instrumento. O curioso é que as reações da época em que o concerto foi estreado foram muito negativas, chegando aos exageros do critico Hanslick escrever que a música de Tchaikovsky era música que "fedia"... Infelizmente para ele, e felizmente para nós, este concerto se impôs logo mais como um dos pilares do repertório solístico para violino. Não existe violinista que não tenha se confrontado com essa obra. Já a Sinfonia Escocesa de Mendelssohn é um monumento do repertorio sinfônico romântico. Explora todos os recursos da orquestra, mostrando uma criatividade melódica e harmônica que tem poucos iguais entre seus contemporâneos”, revela Baldini.

Prestes a completar dez anos a frente da Orquestra de Mato Grosso, o maestro Leandro Carvalho orgulhasse dos resultados alcançados até aqui. “Em nove anos, já realizamos quase 600 concertos em que foram exibidos 67 programas distintos, enaltecendo a arte de compositores de várias nacionalidades e períodos criativos. A abertura da Temporada 2013, com indispensáveis composições de Verdi, Tchaikovsky e Mendelssohn foi especialmente elaborada para dar ritmo a toda a temporada. Está imperdível”, adianta o maestro e diretor artístico da OEMT.

No sábado (20), o concerto tem início às 20h, no domingo (21), a apresentação começa às 19h. Os ingressos já estão à disposição do público na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá, no horário comercial e custam entre R$10 e R$5 (meia). Mais informações pelo telefone (65) 3027-1824 ou pelo site www.orquestra.mt.gov.br.

 
Informações: www.orquestra.mt.gov.br
(65) 3027-1824/ 8425-1443

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet