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Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Ana Flávia Muniz - Consultoria de Imagem

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Consultora explica como as cores podem te ajudar em sua profissão

Foto: Ambitious Looks / Via The Ineffable Daze

Consultora explica como as cores podem te ajudar em sua profissão
Você pode até não ter consciência, mas, diariamente, é impactado pelo poder das cores. A cor escolhida para a caixinha de leite que está na mesa do seu café da manhã ou as que compõem a etiqueta da sua marca favorita não foram definidas ao acaso. Inúmeros estudos comprovam que o ser humano relaciona de maneira instintiva cores com sentimentos e, por isso, publicitários, designers, arquitetos, artistas, estilistas, entre outros profissionais, usam e abusam desse recurso para criar o efeito emocional que desejam.

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Podemos sim dizer que as experiências individuais influenciam, em algumas situações, nos efeitos que as cores exercem sobre nós. No exercício do meu trabalho já me deparei com cliente que não usava, de forma alguma, determinada cor por relacioná-la  a um memória não muito agradável de sua infância. No entanto, os mesmo estudos de psicologia das cores comprovam que, salvo algumas exceções, há uma universalidade em torno da percepção das cores devido a associação natural e do simbolismo psicológico enraizado em cada um de nós. Sentimentos como amor, ódio, alegria, tristeza, elegância e modernidade são associados a cores específicas.

Já pensou em aproveitar essa técnica para potencializar a mensagem que deseja comunicar ao mundo? Sua imagem pessoal é uma ferramenta importante de comunicação e a psicologia das cores pode te ajudar a se destacar na multidão.

Abaixo, listei alguns dos significados universais das cores quando usadas nas roupas.

Branco: personalidade confiável, otimista e estável. Também é associada a inocência, status e sofisticação.

Cinza: personalidade elegante, de caráter forte e confiável. Dependendo do tom pode comunicar velhice e tristeza. Em tons escuros passam a imagem de autoridade e credibilidade.

Azul marinho: personalidade honesta, confiável e organizada. Muito associada ao empreendedorismo, organização e produtividade.

Rosa: personalidade delicada, refinada, acessível e de grande sensibilidade.

Amarelo: personalidade criativa, extrovertida e alegre. É uma cor associada ao intelecto e estimula a comunicação. Em alguns casos pode ser relacionada a impulsividade.

Laranja: personalidade sociável, espontânea divertida e solícita.

Vermelho: personalidade forte, ativa e corajosa. Pode ser relacionado a sensualidade, ousadia, impulsividade e perigo. Em tons escuros, muito usados em ambientes reais, comunicam diplomacia e sofisticação.

Verde: personalidade amigável, doce e prestativa. Em algumas situações pode demonstrar conexão com a natureza. Tons claros sugerem novidade e tons escuros, nobreza e prestígio.

Azul: personalidade criativa, intuitiva, calma e equilibrada. Personalidade conservadora e determinada.

Violeta: personalidade incomum e exótica. Em tons mais claros comunica espiritualidade, feminilidade e delicadeza, em tons escuros, sofisticação.

Preto: diferentes significados, pode comunicar mensagens opostas como autoridade e sofisticação X tristeza e rebeldia.

Você já conhece minhas redes sociais? Será um prazer continuar esse assunto por lá…

Instagram: @anaflaviamuniz

*Ana Flávia Muniz é administradora pela PUC, e fez cursos de Personal Stylist (Dresscode), Produção e Styling (Escola São Paulo), Coloração Pessoal (Studio Immagine), Conexão rosto e estilo (Cris Alves) e Consultoria de Imagem Masculina (Dresscode). Saiba mais sobre ela em seu INSTAGRAM e SITE
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