Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Perfil

aniversário

Antônio Mulato comemora 113 anos de luta vivendo no quilombo de Mata Cavalo

13 Jun 2018 - 16:02

Da Redação - Isabela Mercuri e Ronaldo Pacheco

Foto: José Medeiros

Antônio Mulato comemora 113 anos de luta vivendo no quilombo de Mata Cavalo
Antônio Benedito da Conceição, mais conhecido como ‘Antônio Mulato, nasceu em 12 de junho de 1905, e completou 113 anos na última terça-feira. Filho de escravos libertos, ele é o líder do quilombo de Mata Cavalo, tem dezoito filhos, sendo 13 vivos, e 38 netos.

Leia também:
Em aniversário de quilombola de 111 anos, familiares e amigos comemoram conquistas do visionário para seu tempo

Em sua trajetória, destaca-se a luta pela igualdade. Um de seus feitos foi, em 1940, ter conseguido instalar a primeira escola pública do Brasil em uma comunidade quilombola. Graças à sua luta, a maioria dos 13 filhos que ficaram vivos tem formação em nível superior. Manoel Irineu da Conceição, 90 anos, filho mais velho do primeiro casamento, é advogado. De sua descendência, além dos 13  filhos, tem 38 netos, 44 bisnetos, 29 tatarenetos e quatro trinetos.
 
Nas décadas de 1950, 1960 e 1970, em decorrência de sua defesa da terra quilombola, Mulato recebeu incontáveis ameaças de morte, por não aceitar deixar as terras que receberam da ‘sinhazinha’. Mesmo enfrentando Mal de Parkinson e Alzhaimer, ainda se lembra de fatos do século passado. E, para se “manter forte”, ainda toma um cálice de vinho por dia, antes do almoço.

Em 2017, o ancião tentava inserir seu nome no Guinass Book, como o mais velho do mundo, já que, desde a morte do polonês Yisrael Kristal, em Haifa (Israel), ele o é. Yisrael era sobrevivente do Holocausto, vivia em Israel e tinha 113 anos – faltava um mês para completar 114 anos.

Antônio Mulato ainda vive em Mata Cavalo, onde moram cerca de 300 famílias. Nestes 113 anos, casou-se duas vezes. Da primeira companheira, com quem teve seis filhos, ficou viúvo. Teve um relacionamento passageiro que lhe rendeu uma filha. Depois se casou com a atual esposa, com quem tem outros seis filhos.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet