Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

1204 degraus

Interditado desde 2014, Parque da Serra Azul será aberto para peregrinação na Sexta Santa

Interditado desde 2014, Parque da Serra Azul será aberto para peregrinação na Sexta Santa
Localizado em Barra do Garças (521km de Cuiabá), o Parque Estadual da Serra Azul será aberto nesta sexta-feira (30) para que os fieis cristãos possam fazer a peregrinação até o Mirante de Cristo. Para chegar a ele, é necessário subir 1204 degraus, em 600 metros de percurso.

Leia também:
Alunos do Notre Dame encenam a ‘Paixão de Cristo’ para lembrar verdadeiro significado da Páscoa

A decisão de abertura foi tomada após uma parceria entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) com a prefeitura de Barra do Garças. A unidade de conservação (UC) foi fechada em agosto de 2014 em razão de uma notificação recomendatória do Ministério Público Estadual (MPE), depois que um incêndio queimou 80% da cobertura vegetal da área.

De acordo com a assessoria, a peregrinação começará às 5h da manhã, e tem término previsto para as 18h30. A visitação só será permitida pela escadaria, percurso com desnível da base ao topo de 200 metros, com subida e descida por esse local, não sendo permitido o acesso no percurso da trilha das cachoeiras.

Cristiane Schnepfleitner, gerente do parque, afirma que a peregrinação é uma tradição antiga no município, e que há registros de uma placa de 1984 colocada no Cristo. “Essa é uma oportunidade para as pessoas fazerem suas orações, vivenciando a sua fé”, declara.

A fiscalização será feita por equipes da Sema em conjunto com o Corpo de Bombeiros e da Força Aérea, além dos Brigadistas da Aliança da Terra e voluntários da Associação dos Amigos dos Animais.

O Parque Estadual da Serra Azul possui 11 mil hectares, localiza-se nos municípios de Barra do Garças e Araguaiana e está inserido no Bioma Cerrado. Possui diversas espécies da flora e da fauna endêmicas, destacando a espécie de peixe denominada “Astyanax xavante”.

Ele foi criado por iniciativa popular como uma das 46 unidades de conservação do estado por meio da Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994. Com a proposta de oferecer segurança aos visitantes e cumprir as recomendações do MPE, a Sema executou a reforma da guarita da entrada principal e toda a reestruturação da área da escadaria e do Mirante do Cristo Redentor.

De 2014 até a presente data a Sema, por meio da Gerência Regional, em parceria com o Ministério Público do Estado de Mato Grosso - Comarca de Barra do Garças, desenvolve ações para a reabertura da UC.

No dia 16 de dezembro de 2017 foi reaberta a entrada ao Parque via Escadaria da Fé, após o término da construção da guarita, melhorias na escadaria e revitalização dos Mirantes do Cristo Redentor e da Nossa Senhora. Até o dia 19 de março foram registrados 41.465 visitantes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet