Olhar Conceito

Terça-feira, 16 de abril de 2024

Notícias | Comportamento

DEBATE

A inserção do indígena na Copa é pauta do último dia de encontro na Casa Dom Aquino

Foto: Divulgação

A inserção do indígena na Copa é pauta do último dia de encontro na Casa Dom Aquino
Prossegue hoje no Museu Pré História Casa Dom Aquino o VI Encontro Indígena, que está em seu último dia. Uma programação especial para esta data – 19 de Abril, em que se comemora o Dia do Índio. A inserção do indígena na Copa do Pantanal está em pauta no encontro nesta sexta-feira, dia em que as atividades irão até o período noturno. O encerramento acontece no período noturno, com apresentações culturais, uma pajelança e a gastronomia.

O Museu fica na avenida Beira Rio, em frente ao estacionamento da Unic e o ingresso para participar das atividades é cinco reais (inteira) e mais um quilo de alimento não perecível. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3634 4858.

A estimativa da organização do evento e a de que até esta noite de sexta tenham passado pelo local entre 4.500 a 5.000 pessoas, sendo a maior parte delas, jovens e crianças, de inúmeras escolas, cuja visitação foi agendada previamente.

Nove etnias estão representadas no Encontro: Paresi, Karajá, Wauru, Xavante, Bororo, Bakairi, Kuikuro, Mehinako e Umutina. E cerca de 50 indígenas dessas etnias marcaram presença diariamente na Casa Dom Aquino.

"O VI Encontro Indígena do Museu de Pré História Casa Dom Aquino é um sucesso. Obtivemos um grande número de indígenas participantes e de visitantes. Isto foi possível com a ajuda dos patrocínios obtidos. Esperamos que no próximo ano possamos ampliar esse encontro e faze-lo um marco nacional. A receita deu certo e agora é só repedi-lo com os ajustes que a experiência e a maturidade de seis anos consecutivos deste Evento proporciona”, explica Suzana Hirooka, coordenadora do Encontro Indígena e da Casa Dom Aquino.

Além das apresentações culturais e das atividades lúdicas, que encantam a todos, especialmente os públicos infantil e juvenil, temas pertinentes às questões indígenas também são abordados. Nos dois últimos dias foram criados grupos de trabalhos com representantes das etnias, para a formulação de propostas que serão encaminhadas aos órgãos competentes.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet