Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

Promessa

Festa de São Gonçalo acontece hoje e professora agradece "milagre" por voltar a andar

Foto: Reprodução

Festa de São Gonçalo acontece hoje e professora agradece
“O médico disse que eu não iria mais andar”. O relato é da professora Noize Aparecida Paula Borges Moraes Souza, 58 anos, que sofreu um acidente na Rodovia Emanuel Pinheiro (MT-251), na Estrada de Chapada, em 1978 e afirma ter se recuperado totalmente graças à promessa feita a São Gonçalo. Neste dia 10 de janeiro é comemorada a sua data no calendário litúrgico e também acontece a festa do santo, realizada na Paróquia São Gonçalo do Porto, em Cuiabá.

Leia mais:
Debaixo de chuva, festeiros iniciam celebração de São Gonçalo com procissão pelo Rio Cuiabá; veja fotos
 
Ao Olhar Conceito, Noize relembra como foi o acidente que quase tirou a sua vida: “Foi em 1978, um acidente de carro na Estrada de Chapada. Estava com a minha família e o carro que meu pai dirigia capotou. Fiquei seis meses imobilizada, trinquei a coluna, quebrei três vertebras, braço e um dos ferros do veículo entrou nas minhas pernas”.
 
“Estava no hospital depois do acidente e tinha muito medo de ficar paraplégica. Estava igual uma múmia, toda engessada, fiquei deitada em uma cama e quando o médico estava me imobilizando, escutei ele dizer que eu não poderia mias ter filhos, porque meus órgãos foram muito machucados e que possivelmente não iria andar, só por um milagre”, acrescenta a fiel.
 
Neste momento, o desespero bateu na professora, que resolveu fazer uma promessa a São Gonçalo, de quem a família toda era fiel: “Prometi a ele que se eu me recuperasse, acompanharia toda procissão e foi o que aconteceu. Em 2007, acompanhei uma e quando cheguei na paróquia, senti meu pé muito quente. Quando fui olhar, estava todo queimado do asfalto. O pessoal ficou preocupado comigo e correu para passar remédio, eu disse que não precisava, que iria continuar”.
 
São Gonçalo era muito alegre, tocava viola e sua alegria era contagiante. Ele promovia festas familiares com danças e modas de viola e através delas impediu que as jovens fossem trabalhar nos prostíbulos da região para sobreviver. O ainda Frei colocou pregos em seu sapato como penitência, dai o porquê de ele dançar torto e ter surgido a conhecida dança do santo.
 
Noize, que começou a coordenar a festa do santo em 2008, afirma que São Gonçalo é tudo para ela: “Para mim ele é tudo, assim como para a minha família, que foi aqui do Porto. Minha avó também tinha uma promessa. Ela era casada com um primo e todos os filhos que ela tinha, vinha entregar ao São Gonçalo, um deles até recebeu o nome de Gonçalo”.
 
Paróquia São Gonçalo do Porto
 
Nesta quarta-feira (10), acontece a festa na Paróquia São Gonçalo do Porto, localizada na avenida XV de Novembro, em Cuiabá. A procissão tem início às 18 horas, saindo o Museu do Rio. No evento, o grupo ‘Flor Ribeirinha’ fará uma apresentação da dança do santo e também serão vendidas comidas típicas.
 
Além disto, a festa contará com o sorteio de um carro (0km), televisão, geladeira e Notebook. A cartela para concorrer todos estes prêmios tem o valor de R$ 20. Mais informações podem ser obtidas através do (65) 9 9609-7450.
 
Confira a programação:
 
17h00 - Concentração em frente ao Museu do Rio na Orla do Porto.
 
18h00 - Saída da procissão em direção a Paróquia São Gonçalo.
 
19h00 - Missa Solene em honra ao Santo padroeiro. Local: Paróquia São Gonçalo.
 
20h30 - Festa social em homenagem ao Santo padroeiro com comidas típicas, bebidas, barracas de doces e sorteio da ação entre amigos. Local: Pátio da paróquia São Gonçalo.
 
ATENÇÃO: Durante a festa irá acontecer á tradicional e mais esperada DANÇA DE SÃO GONÇALO. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet