Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Jorge Viana afirma que Brasil tem dívida enorme com os indígenas

O senador Jorge Viana (PT-AC) destacou, nesta quinta-feira (18), que a nação brasileira ainda possui uma dívida enorme com os indígenas, devendo um pedido de desculpas a esse povo pelas agressões ocorridas ao longo da história.

Antecipando as comemorações do Dia do Índio (19 de Abril), o senador pediu respeito no tratamento dos indígenas e destacou a necessidade de estabelecer o que é de direito deles a fim de que consigam manter sua cultura.

– No Acre desenvolvemos um trabalho ao longo desses anos que, de alguma maneira, resgatou a dignidade e o respeito à cultura e à história desses povos. Mas os conflitos ainda estão em um nível que não é bom, nem para os não-índios e muito menos para os índios – explicou.

O senador cumprimentou todos os indígenas pela passagem do Dia do Índio e registrou a aprovação, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de voto de louvor para a Comissão Pró-Índio do Acre que, segundo ele, vem realizando um trabalho extraordinário.

– O fundamental é construir o propósito de tratar com respeito, estabelecer adequadamente aquilo que é de direito desses povos para conservar e manter sua cultura; mas, também, ao mesmo tempo, não ver isso como um instrumento de enfrentamento ideológico ou político – disse.

Em aparte, o senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) parabenizou Jorge Viana pelo pronunciamento e destacou a importância de os brasileiros respeitarem as suas origens e darem a todos os povos indígenas o tratamento que merecem.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet