Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Perfil

física e matemática

Perito criminal cria canal com vídeos preparatórios para o ENEM e já tem 2 mil inscritos

Foto: Reprodução/ Youtube

Affonso Moraes Armigliatto em um dos vídeos do canal Opus Play

Affonso Moraes Armigliatto em um dos vídeos do canal Opus Play

O canal do youtube Opus Play, que posta vídeoaulas de matemática e física, com o foco em preparação para o ENEM, é produzido pelo cuiabano Affonso Moraes Armigliatto, que trabalha fora da internet como perito criminal. O canal atualmente conta com mais de 650 vídeos, 200 mil visualizações e mais de 2 mil inscritos. O canal não tem uma periodicidade de postagem, mas isso não afasta o público, como ressaltou Affonso. “O canal cresce a uma média de 20% ao mês, e tudo de forma orgânica”.

Leia também
Sem patrocínio, grupo de siriri pede ajuda para viajar para Festival de Dança Internacional

A ideia começou em fevereiro do ano passado, após familiares e amigos pedirem ajuda a Affonso quando foram fazer o ENEM e estavam com dificuldade nas matérias de matemática e física. “Minha esposa, meu cunhado e mais alguns amigos próximos iriam fazer o Enem e estavam com dificuldades em matemática e física. Então sugeri que assistissem a videoaulas já existentes no YouTube, mas nenhum canal os agradou. Os professores "corriam" muito com a matéria e eles não conseguiam acompanhar. Então resolvi fazer os vídeos para eles” disse.

Ele diz que escolheu o modelo de videoaulas porque era complicado combinar com todos os interessados para acontecer os encontros presenciais. “A escolha do modo videoaulas, se deu porque meu cunhado mora em Diamantino, e era difícil combinar horário com o pessoal de Cuiabá também. Aí resolvi todas as questões de Matemática e Física do Enem, a partir da prova de 2009, que foi quando começou o novo modelo do ENEM.” relata Affonso.

Os vídeos foram postados desde o início de maneira pública, mesmo que o primeiro público do canal fosse apenas de conhecidos. “O tráfego foi aumentando de forma orgânica. Mas antes de fazer estas videoaulas, eu tive uma empresa que trabalhava justamente com isso. Mas eu não era o produtor do conteúdo, apenas contratava professores e desenvolvia o sistema. Acredito que isso me ajudou muito a aprender a criar videoaulas, e também a organizar o conhecimento da melhor forma para o aluno compreender, considerando que é uma dinâmica diferente, não presencial.”

Affonso conta que percebeu que a maioria das pessoas tinha dificuldades em matemática e física porque não sabiam matemática básica direito. “Enquanto estava resolvendo as questões dos Enem anteriores, percebi que muitas pessoas tem dificuldade com a matemática básica. Então, para atender essa demanda criei um Curso de Matemática Básica, com 60 videoaulas, tudo gratuitamente pelo canal.” Ele conta que vai expandir o conteúdo do canal com uma paixão sua, a música, mas sem deixar a matemática e a física de lado.

O perito explicou que diferencial do seu canal é a preferência pelo conteúdo. “Valorizo muito mais o conteúdo do que a forma. Há muitos canais no YouTube que são cheio de edições bonitas, e esteticamente mais agradável, mas que apresentam um conteúdo fraco. Sempre tento fazer o melhor conteúdo possível, com o foco principal na linguagem, em que qualquer pessoa consiga entender.”

O canal, por enquanto, é apenas um hobby, e ele não pensa em se dedicar exclusivamente. “Acho um pouco difícil. Gosto muito de música, de fazer os vídeos e de perícia criminal. Acredito que vou me manter nessas três áreas por um bom tempo ainda.”

Serviço

Canal Opus Play - Youtube
(Preparatório para o ENEM, com foco em física e matemática)
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet