Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

EDITAL ABERTO

Museu de Arte Sacra, Residência dos Governadores e outros devem ser geridos por OSCs

Foto: André Romeu

Museu de Arte Sacra, Residência dos Governadores e outros devem ser geridos por OSCs
As inscrições para a gestão do Museu de Arte Sacra, Museu Histórico, Residência dos Governadores, Museu de Arte de Mato Grosso e da Galeria Lavapés foram prorrogadas até o próximo dia 7 de julho pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC).  

Leia também:
Exposição une grafites de cuiabanos no Museu de Arte e Cultura Popular

Este é o segundo chamamento público voltado à gestão de equipamentos culturais, que tem por objetivo encontrar organizações para administrar esses espaços, realizar atividades e programas que promovam o patrimônio histórico e artístico, material e imaterial e fortalecer os setores e segmentos culturais no Estado, democratizando o acesso da sociedade às artes e à cultura.

No primeiro chamamento foram inscritas e classificadas propostas de gestão para o Memorial Rondon, em Mimoso, e do Museu de Pré-História, em Cuiabá. Cada edital passa a agrupar mais de um equipamento, com o objetivo de otimizar recursos, levando em conta a afinidade de acervos.
 
Espaços Culturais

 
De acordo com a assessoria, o primeiro edital vai selecionar uma organização para gerir o Museu Histórico de Mato Grosso e a Residência dos Governadores. “O motivo da Residência dos Governadores ter sido integrada ao Museu Histórico é oferecer mais um equipamento cultural à população. Este espaço, que abriga atualmente o Museu de Artes de Mato Grosso, terá como acervo e atrativos os mobiliários, louças e objetos dos governantes do Estado, hoje dispostos no Museu Histórico, além de estar prevista a transferência dos dois veículos históricos, uma Limusine Willys Itamaraty Executivo e um Ford Landau, que serviram o Governo de Mato Grosso entre 1967 e 1983 e que hoje estão no Palácio Paiaguás. Além disso, atenderemos uma solicitação do governador que é ter, no local, um gabinete permanente. Desta forma, devolveremos ao prédio a sua função original, preservar a história política e administrativa de Mato Grosso”, explica o gerente de Equipamentos Culturais da Coordenadoria de Patrimônio Cultural da SEC-MT, Fernando Santos.

Ainda de acordo com Fernando, o espaço é importante por seu valor histórico e arquitetônico. “A Secretaria de Cultura pretende devolver ao imóvel seu encanto cultural e funcionalidade museológica, oferecendo à população mais um equipamento cultural que possa preservar e expor, de forma permanente e didática, objetos que fazem parte da história estadual. A intenção e desejo da SEC é que o Museu colete e disponibilize peças do acervo pessoal dos 14 ilustres moradores do local, além de apresentar e contar a história de todos os governadores de Mato Grosso”, acrescenta.

O Museu de Arte de Mato Grosso e a Galeria Lavapés estão no segundo edital. O museu ficará no piso superior do Palácio da Instrução, na Praça da República.Ele terá por objetivo aprimorar a qualidade da experiência do público com as artes visuais por meio do estudo, salvaguarda e comunicação de seus acervos - nacionais e internacionais -, além da consolidação e ampliação desses acervos e o estímulo à produção artística.

Além disso, de acordo com a assessoria, dentro de seu espaço haverá a coleta, a classificação, a catalogação e a exposição de objetos de artes cujo valor cultural, estético ou histórico recomende a preservação e ainda exposição permanente, pública e didática do acervo, e o incentivo e o apoio à realização de estudos e pesquisas sobre a história da arte e arte de Mato Grosso e o incentivo, apoio, promoção e realização de palestras, cursos, oficinas e workshops, ações educativas, e outros.

“Uma vez que o Palácio da Instrução vem recebendo grandes exposições e sendo reconhecido em níveis estadual e nacional, o que se pretende com a transferência do Museu de Arte para lá é contar com um espaço que esteja à altura da cultura e das artes mato-grossenses. Também planejamos retomar, no local, o projeto do Ateliê Livre de Artes, resgatando, movimentando e trazendo vida e movimento cultural para o centro histórico de Cuiabá”, informa Fernando Santos. A Galeria Lava Pés, por sua vez, fica no piso térreo do prédio onde está a sede SEC, no bairro Goiabeiras.

O terceiro edital, ligado à gestão do Museu de Arte Sacra, une o equipamento cultural localizado no complexo do prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição. Sua gestão inclui planejamento, gerenciamento, conservação e divulgação dos acervos museológicos, tendo por atribuições a preservação da memória do povo mato-grossense por meio de pesquisa, salvaguarda, documentação, exposição e ação educativo-cultural, com enfoque temático na história da arte e arte sacra em Mato Grosso, bem como a coleta, classificação, catalogação e a exposição de objetos religiosos cujo valor cultural, estético ou histórico recomende a preservação.

O gestor que ganhar o edital terá que realizar uma exposição permanente, pública e didática do acervo do museu, e incentivar o apoio à realização de estudos e pesquisas sobre história da arte e arte sacra em Mato Grosso, e atividades como palestras, cursos, oficinas, workshops e outras ações educativas.

Informações

O prédio da Residência dos Governadores possui 569,25 m² de área construída e está dividido em 26 cômodos. Foi tombado como patrimônio do Estado em 1983. O Museu Histórico de Mato Grosso ocupa o prédio do antigo Thesouro do Estado, na Praça da República, centro da cidade.

O Palácio da Instrução possui 1.147,50 m² de área, divididos em 11 salas, além de área externa composta por estacionamento e canteiros, bem como o auditório localizado no piso inferior. Foi tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Estadual em 1983.

Por fim, o prédio do Seminário Nossa Senhora da Conceição é uma edificação de estilo eclético, de 1858, que fica ao lado da Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho. O imóvel está cedido à SEC por meio de Contrato de Comodato com a Mitra Arquidiocesana de Cuiabá.

Inscrições para o edital AQUI
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet