Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

mostra de fotos

Exposição sobre Dom Pedro Casaldáliga, que vive no Araguaia, acontece no Centro Cultural de SP

Foto: Joan Guerrero

Dom Pedro Casaldàliga

Dom Pedro Casaldàliga

Uma exposição de fotos do bispo Dom Pedro Casaldàliga, que vive na região do Araguaia, está em exibição no Centro Cultural de São Paulo, onde fica até o próximo dia 30 de abril. As imagens são do fotógrafo catalão Joan Guerrero, e mostram a trajetória do bispo.

Leia também:
Estudantes universitários podem participar de concurso de fotografia com prêmios de até US$500

Dom Pedro, batizado como Pere, nasceu na Espanha e foi ordenado bispo em 1971. Desde 1968, no entanto, vive no Brasil ajudando os pobres. Ele foi um dos fundadores do Conselho Indigenista Missionário, na década de 70, e também da criação da Comissão Pastoral da Terra.

Foi perseguido pela ditadura, sofreu ameaças de extradição e atentados por defender a teologia da libertação. Atualmente, aos quase 89 anos, o bispo vive em São Félix do Araguaia e, por conta do mal de Parkinson, anda de cadeira de rodas
“Pere Casaldáliga, profissão: esperança” é o nome da exposição, realizada em parceria com a Associação Cultural Catalonia e a Casa América Catalunya. A mostra começou em Barcelona, na Espanha, e agora está em São Paulo. Depois, vai seguir viagem para outras cidades do Brasil e do mundo.

Joan Guerrero, o fotógrafo, nasceu em Andalucía, na Espanha, trabalha com fotojornalismo e tem cinco livros publicados, dentre eles “«Casaldàliga». Poemas de Pere Casaldàliga y fotografias de Joan Guerrero”.

A curadoria da exposição fica por conta de Marta Nin e, segundo ela, além das fotos foram acrescentados poemas e cartas escritas pelo bispo, o que mostra grande parte de sua vida.

De acordo com o portal CTB, trechos dos documentários “Descalço sobre a terra vermelha”, de Oriol Ferrer e “Um bispo contra todas as cercas”, de Ana Helena Tavares também fazem parte da exposição.

Serviço

Exposição fotográfica “Pere Casaldáliga, profissão: esperança”
Até dia 30 de abril
Local: Centro Cultural de São Paulo
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet