Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Turismo

Ministro recebe apoio de deputados para criação do PAC do Turismo

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, compareceu nesta quarta-feira (17) a audiência pública da Comissão de Turismo e Desporto da Câmara, onde recebeu sugestões dos parlamentares e apoio para reivindicar a criação do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Turismo. O setor representa hoje 3,7% do Produto Interno Bruto (PIB) e gera quase 3 milhões de empregos.

Segundo o ministro, o PAC do Turismo poderá assegurar recursos para outras cidades além daquelas que sediarão a Copa do Mundo de 2014. "Além das 12 cidades que serão sede dos jogos da Copa do Mundo, o ministério poderá também atender o entorno, aquelas cidades que estão próximas, aquelas capitais que não são sede, mas que fatalmente serão visitadas."

João Pessoa, localizada entre duas cidades-sede (Recife e Natal), é uma das capitais nordestinas onde já estão previstas obras de apoio ao turismo.

De acordo com Gastão Vieira, o ministério age na qualificação de trabalhadores do setor, elabora novos padrões de atendimento na rede hoteleira e combate o turismo sexual de crianças e adolescentes, principalmente em cidades litorâneas.

Preços de hotéis
Durante a audiência, o deputado Benjamin Maranhão (PMDB-PB) alertou sobre o atual preço dos hotéis no País. "Os preços dos hotéis no Brasil, em relação aos outros países, são extremamente elevados. Até se vê hoje um aumento muito grande do turismo externo do brasileiro, em detrimento do turismo doméstico", disse.

Segundo dados do Banco Central, em 2012, o deficit na conta turismo do balanço de pagamentos foi de 15,5 bilhões de dólares. Com a realização de grandes eventos esportivos, o governo federal espera neutralizar esse deficit, já que cerca de 600 mil turistas estrangeiros são esperados para a Copa do Mundo de futebol no ano que vem.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet