Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

Entrada franca

França em Mato Grosso: Exposição “Imagens” revela diversidade artística no MAMT

Foto: Da Assessoria

França em Mato Grosso: Exposição “Imagens” revela diversidade artística no MAMT
França e Brasil se unem em talento e arte para compor a nova exposição do Museu de Arte de Mato Grosso. A mato-grossense Elieth Gripp e a francesa Anne-Sophie Laugier celebram a diversidade cultural na exposição “Imagens”, que entra em cartaz no dia 10 de novembro, às 19h, com entrada franca.

Leia mais:
Chapada recebe circuito com mais de 50 atividades culturais e festival gastronômico durante todo o mês

Aberta à visitação até o dia 28 de janeiro, a programação conta ainda com oficinas e momentos de interação entre artista, obra e espaço museológico. Ao todo, 55 obras das duas artistas compõem o acervo exposto no piso superior do MAMT.

Enquanto Laugier participa com 12 aquarelas sobre papel e dez fotografias de paisagens parisienses que revelam a arquitetura e o charme da cidade onde vive na atualidade, Gripp apresentará além de obras abstratas, outras com temática sacra, em técnicas variadas. São sete pinturas de acrílica sobre tela e tecido com tema religioso e 26 pinturas abstratas em acrílica sobre papel e azulejo.

Sobre a temática religiosa, Elieth já produziu obras em diversos suportes como telas, oratórios e estandartes, de todos os santos cultuados no Centro-Oeste brasileiro, a exemplo, Santo Antônio, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora da Guia e São Benedito.

“Elieth foi a primeira artista em Cuiabá a aplicar sucata em suas telas, seguindo a Lei de Lavoisier de que ‘na Natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma’, o que resultou em muitas críticas inicialmente, mas depois a tornou reconhecida”, relata Viviene Lozi, diretora executiva do Museu de Arte de Mato Grosso.

Atualmente Elieth Gripp se dedica mais à arte abstrata, utilizando como referência a técnica da marmorização adaptada para o uso de mais cores. Este ano o modo experimental a levou a utilizar a técnica em papel canson, telas e azulejos. ”A artista Elieth Gripp apresenta uma espontaneidade no fazer de suas criações sem ponderar as consequências, o medo e as transformações. O renovar em sua arte, o pensar diferente é o que a motiva a dar continuidade ao processo criativo”, explica Viviene.

Com uma temática diferente de Gripp, a francesa Anne-Sophie Laugier traz para a exposição o seu olhar de alguns lugares da França. “Sua paixão é desenhar e fazer ilustrações para o público infantil, por acreditar que a ideia desperta nas crianças o interesse e o gosto pelas artes, estimulando a imaginação dos pequeninos. Com esta mostra, a artista pretende que os visitantes conheçam a arquitetura e as paisagens da França e que esse mergulho cultural os instigue a observar cada vez mais os detalhes do cotidiano”, conclui Viviene.

Além da exposição, duas oficinas são ministradas paralelamente por Elieth Gripp: uma voltada para o público adolescente e a outra para o adulto, além de atividades educativas que visam estabelecer o contato do público com a poética da artista Anne-Shopie.

O Museu de Arte de Mato Grosso é administrado via contrato de gestão com a Secretaria de Estado de Cultura por meio da Associação Casa de Guimarães. A entrada é franca.

Confira programação completa das atividades do Museu de Arte de Mato Grosso:

O QUE VOCÊ VÊ?: Ação voltada a observação do espaço museu que convida o público a reproduzir em desenhos o que mais lhe chama a atenção no MAMT.
Ministrante: Mediadores do MAMT
Classificação Etária: Livre
Período: terça a sábado das 9h às 17h até o termino da exposição (28 de janeiro)
Local: Museu de Arte de Mato Grosso
Atividade gratuita

MERGULHO NO ABSTRATO: utilizando papéis coloridos, cola, lápis de cor, canetas, etc., será trabalhado o conceito e a significação da arte abstrata.
Ministrante: Mediadores do MAMT
Classificação Etária: Livre
Período: terça a sábado das 9h às 17h
Local: Museu de Arte de Mato Grosso
Atividade gratuita

OFICINA CONFECCÇÃO DE BONECA NEGRA: atividade na qual os participantes serão ensinados a produzir bonecas utilizando feltro e outros materiais.
Ministrante: Elieth Gripp
Público: adolescentes entre 12 e 16 anos
Data: 26/11/2016 das 13h às 17h
Vagas: 15 pessoas
Valor: R$ 10,00
Local: Auditório do Museu de Arte de Mato Grosso
inscrições AQUI
A confirmação da inscrição se dará após o pagamento que deve ser efetuado até o dia 18/11 no Museu de Arte de Mato Grosso.

OFICINA AQUARELA EM SEDA: os participantes aprenderão como confeccionar lenços exclusivos utilizando a técnica de pintura em seda com sal.
Ministrante: Elieth Gripp
Público: adultos
Data: 14/01/2017 das 13h às 17h
Vagas: 15 pessoas
Valor: R$ 10,00
Local: Museu de Arte de Mato Grosso
Inscrições AQUI 
A confirmação da inscrição se dará após o pagamento que deve ser efetuado até o dia 06/01/2017 no Museu de Arte de Mato Grosso.

Serviço

Museu de Arte de Mato Grosso
Rua Barão de Melgaço, nº3565
Informações (65) 3025-3221
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet