Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Tecnologia

Google anuncia série de medidas para tornar o Gmail ainda mais seguro

 O Gmail é um dos principais produtos do Google, afinal é o serviço de e-mail mais popular do planeta com mais de 1 bilhão de usuários de acordo com o Statista. Diante deste contexto e de um cenário em que as ameaças virtuais estão cada vez mais complexas, nada mais justo do que a companhia de Mountain View reforçar a segurança de seus usuários. A mais recente movimentação nesta direção foi anunciada nesta quinta-feira (24) por meio de um pacote de novidades que reforça a privacidade e a proteção de todos aqueles cadastrados no Gmail.

Implementação de padrões para envio de mensagens criptografadas, ampliação do recurso de Navegação Segura e incremento na proteção contra ataques patrocinados por Estados são as novidades divulgadas pelo chefe do setor de engenharia de segurança do Gmail Nicolas Lidzborksi e pelo engenheiro da Jigsaw, companhia do Google focada em segurança digital, Jonathan Pevarnek, Padrões de segurança reforçado Ao lado de rivais como Microsoft e Yahoo e sob a tutela da IETF, (sigla em inglês para Força Tarefa de Engenharia de Internet), órgão internacional responsável pela organização de padrões da web, o Google ajudou a desenvolver o padrão SMTP Strict Transport Security. Com ele, o usuário tem a garantia de que um correio eletrônico será entregue apenas por meio de canais criptografados e, além disso, qualquer falha identificada neste processo gera um alerta para IETF, que analisa o problema a fim de descobrir a sua origem e uma solução para ele. Navegação ainda mais segura O conceito de “Navegação Segura” do Google, já implementado em diversos de seus serviços desde 2007, ajuda a avisar usuários sobre possíveis perigos existentes em uma página que está sendo visitada. Assim, quando você digita um endereço ou clica em um link no Android ou no Chrome, por exemplo, vê um aviso de que tal URL pode levar a um site inseguro e deixa a decisão final para você.

Já presente no Gmail ao identificar possíveis problemas, a partir de agora este método avisa sempre que você clicar em um link para uma página potencialmente nociva — entram nesta categoria sites conhecidos por phishing, malwares ou distribuição de programas indesejados. O aviso será semelhante à imagem acima. Fortalecendo a defesa contra ataques patrocinados por Estados A última em relação à segurança do Gmail envolve o aviso a usuários que sofrem ataques por parte dos Estados. Apesar de identificar como algo que atinge apenas 0,1% de seus usuários, o Google acha importante tornar este aviso bastante claro e implementou uma nova tela específica para isso.

Frequentemente, jornalistas, ativistas e políticos podem estar sob ameaça por parte de algum governo, então o Gmail cria uma nova ferramenta para ajudar a garantir a sua privacidade digital.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet