Imprimir

Colunas

Cirurgiã Dentista fala da síndrome da boca seca, que pode causar até gengivite

Sandra Botti Lotufo

A xerostomia pode causar carie, inflamacoes bucais e gengivite. A sindrome da boca seca pode ser fisiologica ou indicar algumas doencas sistemicas, acelerando o aparecimento de caries, infeccoes bucais e. Principalmente gengivite.

Entre os principais sintomas da sindrome estao a sensacao pegajosa na lingua, mau halito, lingua avermelhada, aspera e seca, sensacao ruim na garganta, sede frequente, feridas nos cantos da boca e fissura nos labios, ardencia lingual, dificuldade ao falt, rouquidao, secura nas vias nasais e dor de garganta.

Fisilogicamente, a salivacao comeca a diminuir a partir dos 30 anos. Uma pessoa de 60 anos tem metade da quantidade de saliva de um jovem. Com a boca seca e desconfortavel, a degluticao se torna mais dificil e a resistencia bucal diminui, aumentando a dificuldade de mastigacao.

Com a resistencia mais baixa , a aparicao de caries e da gengivite se torna mais comum, compromentendo nao so os dentes do idoso, como tambem sua saude no geral.

Com o tempo, ate mesmo o paladar pode sofres alteracoes. Por isso, alem da boa higienizacao bucal, é fundamental a ingestao de alimentos que contenham agua.

Alem do processo de envelhecimento, outros fatores podem causar a boca seca, como o uso de alguns medicamentos, slem de outras doencas, como diabetes, anemia, fibrose cistica, hipertensao e artrite reumatoide, entre outras. Outra causa comum é o fumo. O fumante passa muito tempo respirando pela boca enquanto fuma, e isso acaba agravando o quadro.

Alem de reportar o probelma ao medico, para que le ajuste as doses das medicacoes ingeridas diariamente, é importante que as pessoas mantenham uma boa higiene oral, alem de ingerir bastante liquido e adotar uma alimentacao rica em alimentos com alto teor de agua.

Fonte: saude bucal - atualidades - terra.com
Imprimir