Olhar Conceito

Quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Colunas

Vida longa ao teatro mato-grossense

Autor: Leandro Carvalho

19 Jul 2017 - 11:48

A primeira turma dos cursos regulares da MT Escola de Teatro realiza, até o dia 21 de julho, a 1º Mostra de Cena, no Cine Teatro Cuiabá. Os espetáculos resultam do trabalho desenvolvido pelos núcleos de pesquisa formados pelos aprendizes desde o início do Módulo Verde, que começou em março deste ano e aborda o tema Distopia - personagem e conflito.
 
Este é o primeiro resultado de um antigo sonho que começou a se tornar realidade em 2016, quando nasceu a MT Escola de Teatro, um centro de formação para as artes do palco, e a abertura do primeiro processo seletivo de alunos para os cursos regulares. A noticia foi recebida com festa e a cerimônia de lançamento reuniu alguns dos principais profissionais do teatro mato-grossense e autoridades como o Governador Pedro Taques e o então Ministro das Relações Exteriores José Serra.
 
As atividades começaram em janeiro, incluindo os cursos de extensão e os de longa duração, que exigem dedicação maior e tem perfil profissionalizante. Para este último, a Escola recebeu mais de 850 inscrições de todo o Estado e 55 alunos foram selecionados. Somando todos os cursos, mais de mil alunos participam das atividades de forma integrada com outros centros de formação do Estado, como a Escola de Teatro Faces, em Primavera do Leste, o Teatro Ogan, em Campo Novo do Parecis, o Teatro Experimental de Alta Floresta, e outras escolas que vão se integrando pouco a pouco ao projeto, criando uma rede e compartilhando um conhecimento precioso acumulado pelas companhias de teatro ao longo das últimas décadas de trabalho e luta.
 
É uma verdadeira revolução! Junto com os mais destacados profissionais mato-grossenses, figuras de ponta do teatro brasileiro tem vindo com frequência a Mato Grosso, capital e interior, para trocar, ensinar e aprender, no contexto da MT Escola de Teatro. A Escola também nasceu conectada com o exterior, através de uma importante parceria internacional com a Universidade de Artes da Finlândia, com o objetivo de promover intercâmbios e troca de conhecimento, que já propiciou cursos de extensão em Mato Grosso com professores finlandeses.
 
Os cursos são sempre gratuitos, voltados para interessados de todas regiões do Estado, e com foco na formação técnica e profissional. Também são certificados. O foco é tanto para atores e diretores, como para produtores, cenógrafos, iluminadores, sonoplastas e outras áreas de atuação que poderão ser absorvidas por outros segmentos culturais como o audiovisual e indústria do Turismo.
 
A criação de Escola Estadual de Teatro em Mato Grosso, pública, continuada, com ótimos professores e metodologia avançada, é hoje uma realidade. A cada dia que passa, nosso orgulho e entusiasmo aumentam. Estamos levando adiante o grande desafio de formar profissionais para um mercado cada vez mais exigente e promover as transformações estruturantes que integram a política pública proposta pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura.
 
A Escola é parte integrante das ações do Cine Teatro, que une a tradição do Cena Onze, uma das mais antigas e respeitadas companhias teatrais de Mato Grosso, com a SP Escola de Teatro, a maior escola de teatro da América Latina, que possui um sistema pedagógico singular onde o formador pisa o terreno do conhecimento ao lado do aprendiz. Ambos caminham irmanadas na busca permanente da excelência artística e humanística, num território cultural destinado ao "saber-fazer" e ao "saber-ser".
 
Vida longa a MT Escola de Teatro!
 
Leandro Carvalho é secretário de  Estado de Cultura e maestro da Orquestra do Estado de Mato Grosso

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet