Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre a gengivoplastia: plástica na gengiva

Arquivo Pessoal

A gengivopastia ou gengivectomia são cirurgias estéticas ou reparadoras para a resolução de doenças gengivais hiperplasicas. Em outras palavras nada mais é do que a remoção de partes da gengiva para o aumento da coroa clinica com o objetivo de deixar os dentes com uma aparência maior e mais proporcional ao sorriso. A correção é através de uma cirurgia realizada pelo cirurgião-dentista que anestesiara a área e removera o excesso de gengiva . Esse tratamento não é doloroso, mas o paciente poderá ter um desconforto durante um ou dois dias após o procedimento.

A cicatrizacao da gengiva, pode demorar em media, uns trinta dias.

A mudança é evidente logo após a operação, no entanto, é possivel avaliar melhor o resultado final apenas uma semana depois.

Causas do crescimento gengival:

-indução por placa bacteriana : ma higienização dos dentes
-trauma : feridas que podem ser causadas por próteses removiveis
-medicamentosa : medicamentos como a fenitoina, os imunossupressores e os fármacos bloqueadores de cálcio

O grande avanço dos tratamentos estéticos de grande impacto visual trouxe uma nova e importante necessidade estética, a correcao da forma e do posicionamento dos lábios em relação as gengivas envolvidas nos tratamentos desse tipo.

A correção desses problemas sao importantes para alcançar um sorriso harmonioso e que produza alterações visiveis e agradáveis.

--

*Sandra Botti Lotufo é cirurgiã-dentista, graduada em odontologia, especialista em tratamento dos disturbios do sono (ronco e apneia do sono), tratamento de halitose, em odontopediatra e estética dental.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet