Mês de outubro rosa. Momento de prevenir o câncer e fazer auto-exame.
É claro, também podemos ganhar saúde e imunidade através da alimentação, certo?
Mais uma crucífera a se destacar no combate ao câncer! Além do brócolis temos também o repolho.
Lá no www.MaridoNaCozinha.com.br falamos sobre os benefícios do brócolis. Espia lá!
Quem fez cara feia sorria, pois, os benefícios ultrapassam o preconceito com o enxofre que ele contém!
Adicione o repolho à classe dos “alimentos amigos” do corpo e da saúde.
10 benefícios do repolho (tanto roxo como branco):
1- O repolho contém siniguina, um glicosinolatoque atua na prevenção de vários canceres inclusive o de mama. Maior quantidade no repolho tipo Sabioia.
2- Possui ação antioxidantes (principalmente o roxo pela quantidade de antocianinas, substâncias que conferem coloração roxa ao alimento.) As antocianinas combatem os radicais livres e são cardioprotetoras.
3- São ricos em bioflavonoides, indóis, e genisteína que inibem o crescimento de células tumorais. Essas substâncias aceleram o metabolismo do estrogênio, ou seja, um benefício contra o câncer de mama e também de ovário.
4- Ação potente na cicatrização. Para tal precisa ser consumido regularmente pelo menos por duas semanas. Para não enjoar pode ser consumido também na forma de suco.
5- Por apresentar uma quantidade significativa de vitamina C (maior na forma crua) atua na restauração capilar e das unhas. Ainda trabalha a imunidade na melhora de resfriado e inflamações.
6- Outro alimento “amigo da balança” pelo baixo teor calórico. Pode ser acrescentado nas dietas sem culpa!
7- O repolho possui glutamina, um aminoácido não essencial importante na nutrição do enterócito(célula intestinal) melhorando o trânsito do intestino e auxiliando na manutenção da flora intestinal, além de atuar melhorando a imunidade.
8- No repolho roxo encontramos uma quantidade maior de fósforo ajudando na saúde dos ossos e neurônios.
9- Por ser rico em iodo deve ser consumido com moderação. Pacientes com hipotireoidismo devem procurar auxílio de um profissional, mas se beneficiam mais da forma cozida.
10- Estudos mostram benefício do repolho na modulação de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer, principalmente na sua apresentação roxa (devido a presença das antocianinas). Tal substancia auxilia na manutenção de algumas vias neurológicas importantes no controle da doença.
Depois de tudo anotado é preciso colocar em prática a presença do repolho na mesa da sua família!
Não esqueçam de ter um acompanhamento e um estilo de vida saudável associado às mudanças alimentares, entendido? Essencial à prática de exercício físico e um sono reparador.
Nesse momento escrevo do aeroporto e em breve vem novidade por aí.
Se ainda não me segue no Instagram:
@TolentinoNeto, corre lá. Veja os vídeos no SNAPCHAT: Tolentino Neto.
