Olhar Conceito

Quinta-feira, 18 de abril de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre clareamento dental

Arquivo Pessoal

A crescente evolução dos meios de informação e a difusão do conhecimento possibilitam atualmente um declínio progressivo da incidência das doenças bucais como cárie, gengivite e periodontite. À medida que a população adquire mais conhecimento, a procura ao dentista para realização de procedimentos preventivos e melhorias estéticas torna-se mais frequente e dentre os tratamentos estéticos mais procurados pelos pacientes encontra-se o clareamento dental.

O escurecimento dental pode ser determinado por fatores de natureza extrínseca ou intrínseca. Os pigmentos ou manchas extrínsecas estão relacionados à formação e deposição de substâncias pigmentadas na superfície do dente que podem penetrar no dente através do esmalte e da dentina. normalmente essas manchas são ocasionadas por alimentos que contenham corante, nicotina, alguns materiais dentários e ainda acumulo de biofilme bacteriano. Já as manchas de natureza intrínseca estão frequentemente relacionadas às alterações do órgão pulpar, uso de medicamentos como tetraciclina e seus derivados.

O clareamento consiste em um processo conservador que permite aos pacientes obterem dentes mais claros sem a necessidade de abordagem restauradora ou protética. O tratamento possui basicamente duas modalidades: ambulatorial e domiciliar supervisionada.

Ambas são de fácil execução e trazem excelentes resultados, porem apresentam características especificas que influenciam na indicação conforme o caso.

Com a modernização de técnicas e materiais, é possível oferecer aos pacientes diferentes meios para se chegar a um bom resultado, levando em consideração suas condições clinicas e até a sua rotina diária para oferecer um tratamento seguro e confortável.


fonte: manual de clareamento dental - FGM

Comentários no Facebook

Sitevip Internet