Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Colunas

Cirurgiã dentista fala sobre hipersensibilidade dentária

Arquivo Pessoal

A hipersensibilidade dentinaria pode ser definida como um a dor aguda de curta duraçao causada pela presença de tubulos dentinarios abertos em uma superficie dentaria exposta. A hipersensibilidade destinaria é causada por uma variedade de combinacoes de fatores, incluindo recesao gengival, tratamento periodontal, alimentos e bebidas acidas, desordens alimentares, habito agressivo de escovacao de dentes, dentifricios abrasivos, algumas doencas sistemicas e desordens de oclusao.

Alguns pacientes podem realizar controle mecanico da placa de modo inapropriado, levando a um desgaste anormal do dente e/ou recessao gengival. Esse processo conhecido como abrasão, está fortemente associado com hipersensibilidade dentinaria.

O meio acido tambem pode abrir mais os tubulos dentinarios. Esse processo pode estar associaco a abrasao, principalmente em casos de dieta acida ou refluxo gastrico.

A hipersensibilidade dentinaria pode ser tratada com dentifricios, fluor, dessensibilizantes, adesivos dentarios, uso de laser, restauracoes e cirurgias.
Conhecer a etiologia da hipersensibilidade dentinaria é de fundamental importancia para a prevencao e indicacao do tratamento .

Comentários no Facebook

Sitevip Internet