Olhar Conceito

Sábado, 19 de setembro de 2020

Colunas

"Massacre da Serra Elétrica": os clássicos ainda ditam as regras

Autor: Fernando Martins - Especial para o Olhar Conceito*

18 Mai 2013 - 10:07

Existem filmes que todos já ouviram falar mesmo sem assistirem. Essa dádiva de ser apenas conhecido e respeitado pelo nome é algo que apenas os clássicos conseguem sustentar. É o caso de E O Vento Levou (1939), O Poderoso Chefão (1972), Cidadão Kane (1941) e no gênero terror, O Massacre da Serra Elétrica (1974). Embora tenha continuações, entre elas, um remake e um pré-sequência, Hollywood ainda aposta no mascarado que usa pele humana para cobrir o rosto.

As mães que "tocam o terror". Confira dicas de filmes de terror e suspense na qual elas têm um papel especial

Está nos cinemas um novo filme: O Massacre da Serra Elétrica 3D: A lenda continua, ignora todas as sequências (ainda bem) e fazem uma continuação do filme inicial. Fico imaginando os benefícios que esses filmes contemporâneos fazem os originais. Um exemplo é o remake A Morte do Demônio (2013) que fez muitos novos fãs do terror baixarem o de 1981 para citar comparações, críticas e identificar homenagens.

A história de O Massacre da Serra Elétrica é o clichê de sempre. Grupos de adolescentes se perdem numa estrada (pelo menos não é rodado em um acampamento numa floresta) e aos poucos um a um vão desaparecendo. Daí, a protagonista entende que está sendo perseguida por um assassino e resolve fazer alguma coisa para salvar sua vida. É assim que os diretores do cinema americano costumam levar suas películas de terro: sabem que a fórmula funciona e evitam sair da zona de conforto.

Então, que for assistir O Massacre da Serra Elétrica 3D: A lenda continua não deve esperar nenhuma inovação de roteiro ou novidade. O filme tem que ser visto como apenas um entretenimento que irá distraí-lo por algumas horas. E, para falar a verdade, nessa rotina louca em que vivemos, tem coisa melhor que isso? E não é só porque o filme é puro clichê que sua qualidade é baixa. Isso mostra que os clássicos ainda ditam e vão ditar por muito tempo as regras para um bom filme de terror.

Se você não viu o original, o Yout Tube o disponibiliza completo e sem cortes. Aproveite e bom apetite à mesa da família canibal de Leatherface. http://www.youtube.com/watch?v=C0O6SIScVb0

* Fernando Martins é jornalista que vasculha a internet atrás de filmes de terror para lhe tirar o sono

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Conceito. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Conceito poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Redes Sociais

Sitevip Internet