Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Colunas

Fauna e flora pantaneira são traduzidos em acessórios statement com riqueza artesanal

Quem não quer usar a fauna e flora típicas do lugar onde se vive, transformadas em acessórios statement poderosos? Assim é a coleção verão 2013 do arquiteto e designer de acessórios, João Sebastião Jr. Natural de Jauru, interior de Mato Grosso, João se formou em arquitetura pela UFMT e agora conclui uma pós-graduação em Negócios de Moda em São Paulo, onde continua produzindo seus acessórios. 

7 dias da semana, 7 pílulas de moda



A inspiração para sua última coleção, depois de dois anos dedicados apenas à arquitetura, foi a fauna e flora presentes no bioma do pantanal. “São os pássaros da minha terra, o verde, o cheiro, o brilho do sol. A saudade de casa define as cores, as flores e os pássaros presentes na minha atual coleção”, define João.

O designer prima pelo trabalho manual, por isso convidou a artista plástica Eliana Brasil para desenvolver seu trabalho de pintura sobre couro, representando aves e folhagens nas criações. O resultado é um rico mix de materiais como o couro pintado, metais e pedrarias, tudo feito manualmente, conferindo às peças o caráter de exclusividade.



Sobre a importância de se olhar para dentro das próprias raízes na hora de criar um conceito, como forma também de valorização da própria cultura e formação de uma identidade estética marcante e original, João acha importante que profissionais das mais diversas áreas criativas olhem à sua volta, seu povo e costumes, criando produtos “made in Brazil” para o Brasil, para o brasileiro. “Somos muito mal acostumados a valorizar o que vem de fora, sendo que o que é nosso, é tão forte e atraente quanto produtos de cultura européias”, comenta o designer.



Ele conta que foi com essa coleção que também obteve o maior reconhecimento de seu trabalho e confessa ainda buscar uma identidade própria para sua marca: “vejo o futuro da marca 'João Sebastião' com acessórios cada vez mais arraigados ao imagético brasileiro, com referências interioranas e tropicais. Acho que meu nome já remete a isso e quero buscar cada vez mais uma relação com esse universo”.


Fotos: Fabio da Motta
Make: Juliana Rey
Modelo: Aline Raiser

Envie suas sugestões para biancapoppi@gmail.com

Comentários no Facebook

Sitevip Internet