Imprimir

Notícias / Comportamento

Professora realiza roda de conversa sobre gordofobia e lança projeto ‘lute como uma gorda’

Da Redação - Isabela Mercuri

A professora Maria Luisa Jimenez, mestre e doutoranda pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) realiza no próximo sábado (16) uma roda de conversa sobre gordofobia e o lançamento do projeto ‘Lute como uma Gorda’, a partir das 18h, no Metade Cheio bar-bistrô.

Leia também:
Amigos realizam campanha de arrecadação para ajudar em tratamento de André D'Lucca

O objetivo, de acordo com a assessoria, é orientar e oferecer conhecimento específico, estimular o debate na comunidade e empoderar mulheres gordas, na busca por uma autoestima necessária, para uma vida mais livre e plena.

Maria Luisa passou quatro anos de doutorado estudando o lugar do corpo gordo feminino nos espaços da sociedade. No sábado (16), o tema da roda de conversa será “Gordofobia: você sabe realmente o que é?”. Nesta primeira iniciativa, a ideia é “promover uma discussão acessível e necessária, sobre as noções e percepções diárias, de mulheres gordas especialmente, em torno do que é considerado gordofóbico”.

Participam da discussão, também, a menstranda Ligeya Daza Hernandes, do ECOO (Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporêa), da Universidade Federal de Mato Grosso) e o cantor Hendson Santanna, que fará um pocket show para fechar o evento.

O projeto ‘Lute como uma gorda’ consiste numa série de ações educacionais, informativas e recreativas, gestadas como importante braço de ação na comunidade, a cerca de questões que envolvem o corpo gordo feminino e seu lugar na sociedade.

“A iniciativa tem como objetivo central a desmistificação do corpo feminino gordo como algo FEIO e DOENTE. A manutenção ou reforço do pensamento de que “ser gordo é anormal”, fomenta situações discriminatórias e autentica todo um mercado da magreza como única condição corporal/estética para ser saudável e feliz”, explica a assessoria.
O projeto também tem um espaço virtual no Facebook e no Instagram, como suporte fundamental de suas investigações de doutoramento. “Todas as ações advindas do grupo de estudos virtual, bem como do projeto; pioneiro no Estado de Mato Grosso; têm como objetivo central a desmistificação do corpo feminino gordo como algo FEIO e DOENTE. Por anos, as mulheres gordas foram vistas sob tal olhar, o que acabou normatizando esse pensamento e trazendo inúmeros prejuízos, de todas as ordens. A manutenção ou reforço do pensamento de que “ser gordo é anormal”, não só fomenta situações discriminatórias como também autentica todo um mercado da magreza como única condição corporal/estética para ser saudável e feliz”, explica.

A iniciativa conta com o apoio de: CULT! – Produção de Conteúdo Inteligente, Camila Pasinato: Design de Moda e Ilustração, Metade Cheio Bar e Bistrô, Cozinha de Sal – Cozinha Verde Inteligente (Chapada dos Guimarães/MT) e NEOM/Bordadeiras de Chapada dos Guimarães – Núcleo, Estudo e Organização da Mulher.

Serviço
 
Lançamento do projeto “LUTE COM UMA GORDA!” e 1ª Roda de Conversa – Gordofobia: você sabe realmente o que é?
Data: 16/03/19 (Sábado)
Local: Metade Cheio Bar e Bistrô
Horário: 18:00
Entrada Gratuita
Informações: (65) 99301-8851/(65) 98160-0495.
Imprimir