Imprimir

Notícias / Saúde e Beleza

Dieta ‘da Nasa’ que fez cantor Luciano perder 37kg está disponível em Cuiabá

Da Redação - Isabela Mercuri

Há algum tempo, o cantor Luciano surpreendeu os fãs ao aparecer 37kg mais magro nas redes sociais. A causa, segundo ele, é uma dieta chamada ‘Pronokal’. Apelidada de ‘dieta da Nasa’, ela consiste em oito diferentes fases, em que a maior parte da alimentação, no início, é feita com pós que, quando misturados com água, se transformam em bolos, omeletes e sopas. O método, baseado no controle da proteína e gordura, só pode ser feito com acompanhamento de um endocrinologista, e está disponível em Cuiabá.

Leia também:
‘Eletroestimulação’ usada por Marquezine e Bolt chega a Cuiabá e promete potencializar treino em até 6x

Segundo a endocrinologista Mariana Suzuki, que prescreve a dieta para os pacientes na capital mato-grossense, ela surgiu na Espanha, e todos os médicos ‘prescritores’ devem seguir um mesmo protocolo. “É um método baseado em uma dieta da proteína, tendo um acompanhamento nutricional e médico. Existem 7 fases, e a 8ª fase é de manutenção. Na fase ativa acontece a Cetose, em que a gordura é usada como fonte de energia, gerando uma perda de 80% do objetivo”, garante.

Mariana explica que a eficácia depende do objetivo de cada paciente e, por isso, é imprescindível a avaliação médica. Ela mesma já teve pacientes que perderam 10kg em apenas um mês. No entanto, a dieta não é indicada para todas as pessoas. “Existem várias contra indicações absolutas e relativas, como gestação e insuficiência renal”, afirma. Aos pacientes que realizam a dieta, é necessário fazer caminhada leve ou exercício aeróbico.

Em 2016, a editora da revista Glamour, Alline Dauroiz, testou a dieta e fez um relato contando a experiência. Ela perdeu 6kg – o que desejava – sendo que 4,5kg foram embora em apenas 15 dias.
 
No relato, a jornalista explica que a Pronakal é uma dieta em que a quantidade de proteína ingerida é controlada, e prescrita individualmente para cada paciente. São 34 sachês disponíveis, e todos têm o mesmo valor nutricional e quantidade de proteínas de alto valor biológico, que geralmente vêm do leite e de leguminosas.



 
Cada uma das etapas da dieta funciona de modo diferente, tanto na alimentação quanto nos efeitos no corpo. Aos poucos, são incluídos alimentos sólidos, e a fase final é a de manutenção: o paciente passa a poder comer de tudo, desde que “respeitando as quantidades e frequências propostas para cada grupo de alimentos”. Leia a íntegra do relato AQUI

Mariana Suzuki (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

A endocrinologista Mariana Suzuki, que prescreve a dieta em Cuiabá, é paranaense, e trabalha também com eletroestimulação. É formada em medicina pela Universidade Gama Filho. Saiba mais sobre a médica em suas redes sociais AQUI e AQUI.
Imprimir