Imprimir

Notícias / Artes visuais

Com esclerose, artista cuiabana lança exposição de obras de arte digital

Da Redação - Isabela Mercuri

A artista plástica cuiabana Regina Pena lançou, no último sábado (9), a exposição ‘Metamorphosis’, no Sesc Arsenal. Portadora de esclerose múltipla, Regina não consegue mais pintar de forma regular, mas se reinventou com a arte digital.

Leia também:
Inspirada em obra de Wander Melo, Escola de Samba do Rio de Janeiro homenageia Cuiabá
 
‘Metamorphosis’ é uma exposição de arte contemporânea que traz temas como mulheres, relacionamentos, política, rios, metamorfoses e abstrações com geometrias e balões. “Suas imagens propõe um passeio por elementos da natureza e das relações/interações com as sensações, emoções, relações entre os humanos e outros seres, a natureza-matéria e um deslocamento do olhar da artista criando geometrizações”, diz a sinopse.
 
A curadoria da mostra é de Ruth Albernaz. Pena é nascida em Cuiabá, é psicóloga, pintora, desenhista e objetista, e já participou de diversas exposições e salões - oito individuais - e obteve diversas premiações.

Portadora de esclerose múltipla, a artista encontrou novas formas de expor seus sentimentos e começou, assim, a escrever poesias e depois desenvolveu gravuras feitas por tecnologia digital, num processo de superação contínua em que renova o seu fazer artístico com a adoção de novas tecnologias.

Em 2015, Regina lançou o livro ‘Voo Solo’ em Cuiabá, junto com a inauguração da Galeria Arto, com uma exposição com curadoria de Aline Figueiredo, no centro da cidade. “Vôo Solo” é editado pela Entrelinhas e organizado pela jornalista, editora, profissional de propaganda e marketing e designer gráfica Maria Teresa Carrión Carracedo.

Regina Pena no lançamento do livro 'Voo Solo' (Foto: Arquivo)

A exposição Metamorphosis fica aberta até dia 29 de março, sempre de terça a sábado das 14h às 21h, e aos domingos e feriados das 15h às 21h. A entrada é gratuita.
 
Serviço
 
Exposição Metamorphosis
Abertura: 09/02 (sábado) as 19 h
Período da Exposição: 09/02 a 29/03/2019
Local: Galeria do Sesc Arsenal
Horários de visitação: de terça a sábado das 14 h as 21 h e Domingo das 15h as 21h  
Imprimir