Imprimir

Notícias / Gastronomia

Pela alimentação, advogada ajuda marido na cura do câncer e abre padaria com conceito de ‘comidaterapia’

Da Redação - Isabela Mercuri

Escolher os alimentos mais naturais possíveis e, conhecendo sua funcionalidade, utilizá-los como remédios para diferentes males. Foi este o ideal que a advogada paranaense Viviane Almeida, 40, começou a seguir assim que seu marido descobriu um câncer de intestino. A doença era grave, chegou ao grau quatro e com metástase no fígado, mas uma revolução em sua alimentação o ajudou a passar pelas quimioterapias driblando os efeitos colaterais. Hoje, com o marido curado, três livros publicados, palestras por todo o Brasil e até em Miami, ela deixou a advocacia, começou a estudar nutrição e inaugurou, há cerca de dois meses, uma padaria saudável em Cuiabá. Na ‘Doce Saúde Fit’, o lema é a ‘comidaterapia’, que, além de gostosa, deve proporcionar cura e bem estar.

Leia também:
Confeitaria de Cuiabá participa do programa ‘Mais Você’; Assista!

Viviane é advogada, especialista em direito do trabalho. Foi em 2014 que ela viu sua vida virar de cabeça para baixo, quando o marido descobriu um câncer muito grave no intestino. Os dois se mudaram para Ribeirão Preto, interior de São Paulo, onde havia especialistas e, lá, o esposo começou o tratamento. “Eu queria aliviar o sofrimento dele, os efeitos da quimioterapia, e comecei a estudar sobre alimentação saudável e o poder de cura. E comecei a pesquisar dia e noite, e ele foi melhorando. Não baixou as plaquetas, ele ficou corado, parou de perder peso, parou de cair cabelo, e eu vi que estava no caminho certo”, lembra.

Totalmente sozinha, ela começou a descobrir o poder de cura de cada alimento, e o quanto outros tantos podiam trazer consequências péssimas para o corpo. “Eu descobri que o câncer se alimenta de gordura e glicose, e eu mesma fazia a estratégia de matar o tumor de fome. A quimioterapia também ajudar a potencializar. Então eu tirei a carne vermelha, que tem muita glicose, e incluí carne branca, tirei o açúcar, só adoçava com mel, [tirei] todo produto refinado”.

A primeira receita criada por Viviane foi a de um pão de queijo antiinflamatório, com cúrcuma. Como seu marido é mineiro, precisava de uma alternativa saudável para seu café da manhã, e deu certo. A partir daí, toda receita que funcionava, ela anotava em um caderninho. Em pouco tempo, já tinha mais de cem. “E nós descobrimos a cura dele! O câncer, que estava do tamanho de um limão, diminuiu a ponto de secar. [Sendo que] ele nunca interrompeu nenhuma quimioterapia, nunca esteve fraco a ponto de interrompê-la. Parecia que ele nem tinha doença! Era rosado, disposto”.

Após a cura, a advogada conversou com uma nutricionista, que sugeriu que ela publicasse as receitas para ajudar outras pessoas também. Ela aderiu à ideia, editou o livro e distribuiu em Cuiabá. Ao mesmo tempo, criou um Instagram para que suas receitas chegassem também a pessoas de outras cidades e estados.

Logo depois, uma ‘blogueira’ de São Paulo a divulgou, e a rede social se destacou rapidamente. De centenas de seguidores, Viviane passou a ter milhares e, hoje, já são quase meio milhão de pessoas. Quando atingiu 200 mil, foi convidada para dar cursos, e, além de Cuiabá, passou por Rondônia, São Paulo e Miami.

Viviane e seus livros (Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto)

Foi pouco tempo depois que ela recebeu a proposta da editora Gregory para integrar um livro sobre 28 mulheres que fizeram a diferença em 2016. Além dele, também publicou mais um, onde, além das receitas, compartilha a sua trajetória e o passo a passo da superação do câncer. Foi também nesta época que ela começou a estudar nutrição.

A padaria



Apesar de compartilhar todas as receitas, Viviane sempre ouvia das amigas que ‘quando ela fazia era melhor’. Aos poucos, começou a fazer alguns produtos para os mais próximos, mas logo percebeu que seria necessário ‘mergulhar de cabeça’ na área.

A padaria ‘Doce Saúde Fit’, no início, seria somente um local onde os clientes pudessem buscar as encomendas. Mas o ambiente ficou convidativo, e todos quiseram sentar e aproveitar para degustar ali mesmo.

Viviane, então, mudou a estratégia. Agora, ela faz questão que o espaço seja aconchegante como uma casa de avó. Ao chegar, por exemplo, os clientes são recebidos com um chá de mulungu, que é calmante. Caso esteja com o intestino preso, pode experimentar um suco de uva adoçado com aveia.

Do cardápio, o ‘carro chefe’ ainda é o pão de queijo, o primeiro que ela criou para o marido, mas também estão disponíveis coxinha de aveia, trufa de tâmara, pizza de aveia com queijo minas padrão, e, todos os dias, é feito um bolo ou torta da estação. O suco também depende da fruta que ela encontrar.

“Aqui não entra farinha de trigo de nenhuma espécie. Nem com meus funcionários. Todas as roupas são lavadas aqui, eles só comem a comida daqui, então não entra glúten. Alguns produtos não tem lactose. Meu leite não tem formol, não tem produto químico, é o leite da vaquinha mesmo. Meu ovo é caipira e orgânico. Meu frango também é o frango criado solto, e o orgânico. Tudo meu é livre de todas as químicas que puder”, garante Viviane. Além disso, o chocolate usado é sempre belga. 

O ‘Doce Saúde Fit’ funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 18h30, no Jardim das Américas. Em breve, no entanto, a ideia é expandir tanto o horário, quanto o espaço. “Este é o nosso objetivo: comidaterapia. Vai comer, vai estar gostoso, mas também vai curar. Vai ajudar na cura e proporcionar bem estar”, finaliza.



Serviço

Doce Saúde Fit
Endereço: Av: Haiti 614 Jardim das Américas Cuiabá 
Informações: (65) 98423-0278
INSTAGRAM / FAN PAGE / YOUTUBE
Imprimir