Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Perfil

Com modelos nus, fotógrafo do DF protesta contra abandono de áreas

Foto: (Foto: Sérgio Costa Vincent/Divulgação)

Modelos no Museu de Arte de Brasília

Modelos no Museu de Arte de Brasília

Em vez de faixas e cartazes, um fotógrafo do Distrito Federal usou modelos nus para protestar contra o abandono de espaços culturais na cidade. Sérgio Costa Vincent clicou pessoas despidas em locais como o Teatro Nacional, a Piscina de Ondas e o Museu de Arte de Brasília. As imagens fazem parte da exposição "Abandonados", aberta ao público até o dia 30 de agosto, na 116 Norte.

Os locais foram escolhidos por Vincent por representarem a falta de investimento público no setor cultural. “São lugares que dependeram do nosso dinheiro para ser construído e hoje estão largados. As gestões passadas investiram tudo em Copa do Mundo, e a cultura foi deixada ao Deus dará”, disse.

Para ele, a nudez nas fotografias tem tudo a ver com a falta de manutenção desses espaços. “Demonstro que nós como cidadãos e pagadores de impostos estamos totalmente despidos em relação à cultura”, afirmou o paraense de 42 anos, que vive em Brasília há 23. Na seleção dos modelos, Vincent reuniu artistas, engenheiros e jornalistas pelas redes sociais para participar do projeto.

O fotógrafo relatou já ter experiência com ensaios nus, então não teve problemas em deixar os retratados à vontade nos 200 cliques que tirou ao longo de seis sessões, entre abril e junho. A maior parte das fotos foi tirada cedo na manhã para evitar contato com público. Dessas imagens, só 30 foram selecionadas para integrar a exposição, proibida para menores de 16 anos.

“É um protesto. E essa linha de comunicação está muito bem vista. As pessoas estão entendendo que estou protestando contra o descaso do governo com o setor cultural.”

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet