Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

no cine teatro cuiabá

Em solos cuiabanos, um dos maiores violonistas do mundo: Yamandu Costa se apresenta com Orquestra

Foto: Reprodução

Em solos cuiabanos, um dos maiores violonistas do mundo: Yamandu Costa se apresenta com Orquestra
Ele já está em solos cuiabanos e promete uma noite inesquecível neste final de semana, em que irá se apresentar em parceria com a Orquestra do Estado de Mato Grosso, o renomado violonista do Brasil e do mundo, Yamandu Costa está em Cuiabá para um espetáculo musical no sábado (15) e domingo (16) às 20h e 19h, respectivamente, no Cine Teatro Cuiabá. A participação de Yamandu Costa marca o início da Temporada 2014.

Leia também: Rolézinho poético no Terminal do CPA: "A Poesia é Pública" comemora o dia 14 de março

O repertório de março vai virar disco após os concertos - quando a orquestra entra em estúdio com Yamandu Costa, dando sequência à série de gravações com os mais destacados artistas brasileiros -, exibe peças de Herminio Gimenez, José Asunción Flores, Astor Piazzolla e do próprio Yamandu. Os concertos têm início com El canto de mi selva, criada por Hermínio Gimenez na região de Concepción, no Paraguai, na época em que servia como soldado na Guerra do Chaco.

De José Asunción Flores, a Orquestra exibe Mburikao (nome de um arroio na região da Recoleta, em Buenos Aires). Flores disse certa vez que se inspirou num sonho, depois de uma noite de boemia. “Adormeci e sonhei que estava em meio a um bosque onde as plantas, os animais e o homem viviam em harmonia”, declarou Flores.

Hermínio Gimenez e José Asunción Flores foram dois dos mais importantes compositores latino americanos de todos os tempos. Criaram uma linguagem própria, embasada na cultura popular da região central da América do Sul.

Tiveram suas orquestras e nela incluíram instrumentos de cordas dedilhadas dando início ao conceito de “orquestra típica”. Navegaram pela música popular e erudita com igual competência e terminaram por criar uma “zona criativa” de difícil classificação.

Os concertos deste fim de semana vão conduzir a plateia a uma incursão pela música de países vizinhos que consolidaram os sons de fronteira. O DNA argentino está em Decaríssimo, de Astor Piazzolla, uma das maiores expressões portenhas. Piazzolla revolucionou o tango ao incorporar jazz e música de concerto ao ritmo portenho. Sua música é sem dúvida uma das maiores expressões artísticas que a Argentina já revelou ao mundo.



Seguindo a viagem pelo universo da música de fronteira, a Orquestra do Estado de Mato Grosso convidou Yamandu Costa para compor e tocar uma nova peça em que revisitasse seu universo musical de origem. Assim nasceu o Concerto de Fronteira, em três movimentos, estreia que apresenta a riqueza melódica e rítmica do sul do Brasil. De Yamandu Costa, os Concertos Oficiais de março exibem aindaBachBaridade, Sarará e Segredos da Vivência, todas com novas adaptações que incluem a viola de cocho e a percussão regional.

A Orquestra do Estado de Mato Grosso é uma realização do Governo do Estado de Mato Grosso por meio da Secretaria de Estado de Cultura. Suas três principais séries de concertos – Oficiais, Didáticos e Populares - são realizadas em conjunto com o Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo a Cultura e têm os patrocínios do Instituto Votorantim, Votorantim Cimentos, Agro Amazônia Sistemas Mecanizados e Agro Amazônia Produtos Agropecuários. Para a realização da Temporada 2014 a Orquestra tem ainda o apoio cultural da TV Centro América, Amazon Plaza Hotel, Fisk Inglês e Espanhol, Localiza e Soul Propaganda.

SERVIÇO


O quê: Abertura da Temporada 2014 da OEMT com Yamandu Costa
Quando: dias 15 e 16 de março (sábado às 20h e domingo às 19h)
Onde: Cine Teatro Cuiabá
Ingressos: R$10 e R$5 (disponíveis na bilheteria do Cine Teatro Cuiabá)
Informações: www.orquestra.mt.gov.br
(65) 3027-1824

(Com assessoria)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet