Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Música

inscrições abertas

Com participação do grupo teatral Tibanaré, Coral Infanto-juvenil inicia projeto de musicalização

Foto: Reprodução/Da Assessoria

Com participação do grupo teatral Tibanaré, Coral Infanto-juvenil inicia projeto de musicalização
A música, uma das ferramentas de transformação social, também permite que a pessoa desenvolva a sensibilidade, criatividade, senos rítmico, imaginação, memória, concentração, disciplina, dentre outras coisas. E todas estas características se intensificam quando o contato com esta arte acontece desde a infância ou adolescência. Por isto, já estão abertas as inscrições do “Coral Infantil e Juvenil do Pavilhão das Artes”, que podem ser feitas até o dia 14 de março.

A inscrição é gratuita e atende crianças com idades de 07 a 12 anos. Os ensaios começam no dia 22 de março, todos os sábados das 9h às 11h, no auditório do Palácio da Instrução no Centro de Cuiabá. O coral é um projeto de musicalização da Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC-MT), com o objetivo, dentre outras coisas, de contribuir para uma efetiva consciência corporal e de movimentação do aluno.



Nesta temporada de 2014 haverá a inclusão do trabalho cênico do Grupo Teatral Tibanaré, com a recreação no formato do “clown”. O projeto de musicalização é feito por meio de brincadeiras e além do repertório de músicas que valorizam a cultura e as tradições do Estado de Mato Grosso, o Grupo Tibanaré entra em cena como parceiro, assim como práticas e conceitos sobre como enfrentar o público, presença de palco e outras atividades.

Criado há mais de um ano, no dia 06 de outubro de 2012, o Coral Infantil e Juvenil atende uma média de 30 alunos sob a regência de Patrícia Ribeiro. O repertório é composto por músicas “Recanto de paz”, de Habel dos Anjos, “A lua”, de composição folclore popular, Henrique Neno e Zuleica Arruda, “Já mandei fazer, já mandei buscar”, de Habel dos Anjos e João Ormond, entre outras.

Arte e Educação



O uso da música na educação ajuda na concentração das crianças, desperta novos estímulos, desencadeando o gosto de cantar. Amplia o seu processo de criação e interação, e aliado a arte cênica possibilita novas maneiras de resolver conflitos e emoções.

A partir do uso da música, do canto, do teatro os alunos adquirem senso de organização de conceitos e de regras, pois quanto mais tem contato e oportunidade de conhecer a música em toda a sua essência, mais poderão sentir as emoções e as sensações obtidas por meio desta. Permite uma melhor aquisição da linguagem por parte dos alunos, como a melhora da leitura e interpretação de texto. A criança deve ser incentivada a improvisar e inventar canções, como as paródias, por exemplo.

É a partir de experiências musicais que se poderá desenvolver o pensamento lógico do aluno, pois por meio de estímulos dos sons e ritmos das músicas, é possível causar sensações diferentes neles. Pois cada um sente e canta de acordo com as suas origens, ou os seus desejos, e conforme a sua sensibilidade.



Serviço

As inscrições poderão ser feitas pessoalmente no Pavilhão das Artes (1º andar do Palácio da Instrução), das 13h às 19h ou pelo telefone 3613 9230. Vale lembrar que as vagas são limitadas.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet