Olhar Conceito

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Fotógrafo italiano Luigi Ghirri ganha mostra inédita no Brasil

A exposição Luigi Ghirri. Pensar por imagens. Ícones, Paisagens, Arquitetura é uma das maiores exposições já realizadas sobre o fotógrafo italiano, figura fundamental da cena artística italiana, redescoberto após sua morte precoce na década de 90.
Segundo a curadoria a mostra foi organizada seguindo três caminhos centrais ao seu universo: a investigação dos ícones visuais que povoam o mundo contemporâneo; uma releitura da paisagem italiana, baseada num profundo conhecimento da história da arte; e uma indagação sobre os modos de viver, habitar e perceber o espaço.
Em um de seus textos publicados no livro Kodachrome, de 1978, Ghirri resume o sentido do seu trabalho. "O sentido que procuro dar a meu trabalho é o de verificar como seria ainda possível desejar e enfrentar a estrada da consciência para poder, enfim, distinguir a identidade precisa do homem, das coisas, da vida, diante da imagem do homem, das coisas, da vida".
Ghirri contribuiu, na década de 1970, para que a fotografia ganhasse importância artística na Itália. À tradição pictórica de seu país, uniu a sedução da fotografia colorida e da fotografia amadora.
Em São Paulo, serão expostas quase 200 fotografias, a maior parte delas cópias de época, além de provas de impressão, livros e outros objetos que ajudarão entender a carreira do fotógrafo que foi também um grande pensador da fotografia. Em fevereiro a mostra segue para o IMS do Rio de Janeiro, onde ganha cem novas obras.
Luigi Ghirri. Pensar por imagens. Ícones, Paisagens, Arquitetura
de 23 de novembro de 2013 a 26 de janeiro de 2014
Entrada franca
Instituto Moreira Salles – São Paulo
Rua Piauí, 844, 1º andar, Higienópolis
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet