Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Arte e caos

Arte e leveza em meio ao caos de obras da Copa pelas lentes de fotógrafo cuiabano ; veja fotos

Foto: Tchélo Figueiredo

Arte e leveza em meio ao caos de obras da Copa pelas lentes de fotógrafo cuiabano ;   veja fotos
O olhar do fotógrafo Tchélo Figueiredo transcende o caos das obras da Copa do Mundo em Cuiabá e revela leveza da dança de Mariana Prates. Durante um dia, a dupla percorreu uma das principais avenidas de Cuiabá, a Fernando Correa, para registrar esse contraste entre o balé clássico e a ‘reconstrução’ da cidade.

Leia mais: 
Curso gratuito ensina alunos a produzir e editar vídeos
"Pintando a Copa" premia 36 estudantes com tablets, notebook, vídeogames e smartphones

Fotógrafo há oito anos, Tchélo Figueiredo lançou uma perspectiva diferente sobre as transformações estruturais da cidade ocasionadas pelas obras da Copa de 2014, na capital mato-grossense e decidiu criar o projeto “Balé Urbano”.

“Comecei a perceber as mudanças no trânsito da cidade, nas obras, nas transformações urbanas e então pensei que seria interessante fazer algum trabalho que envolvesse essa mudança com a arte”, explica em entrevista ao Olhar Conceito.

A ideia de Tchélo chegou até a atriz e bailarina Mariana Prates. Juntos, eles produziram e criaram 17 fotografias que revelam a força de tônus muscular delicado da bailaria com a desordem e o caos. “Em meio a tanta confusão imaginei algo belo como a dança clássica. A leveza dessa expressão da arte e em seu entorno toda essa confusão das obras”, justifica o fotógrafo.

Tchélo revela que o trabalho desenvolvido no meio das obras do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) é pioneiro em Cuiabá e se assemelha a outros desenvolvidos em diversos países, como o Ballerina Projecto. Porém, as fotos de Tchélo possuem um diferencial, ele usou obras urbanas e foi além da bagunça das cidades.

“Logo depois que iniciei o projeto, descobri que ele já existia em uma esfera bem maior, por isso, estamos tentando entrar em contato com os donos do projeto original [Ballerina Projecto] para mostrar que aqui também teve uma intervenção cultural nesse sentido”, declara.

Segundo Tchélo Figueiredo, ‘Balé Urbano’ é uma intervenção de duas pessoas apaixonados pela arte que decidiram deixar como legado o processo que deu origem a uma ‘nova’ cidade.

“Daqui alguns anos as pessoas vão olhar as fotos e perceberão que aquela intervenção aconteceu no momento em que o viaduto da Fernando Correia era construído. Esse trabalho ficará para história como legado de uma transformação urbana, daqueles que vivenciaram toda essa mudança”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet