Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

propaganda bélica

Com quase 100 anos, pôster do Tio Sam ainda é o mais famoso do mundo e possui inúmeras adaptações

Foto: Internet

Com quase 100 anos, pôster do Tio Sam ainda é o mais famoso do mundo e possui inúmeras adaptações
O pôster mais famoso do mundo possui quase 100 anos e ainda é parodiado à exaustão. Em 6 de julho de 1916, nascia o retrato do “Tio Sam”, símbolo norte-americano. Inicialmente, o pôster questionava à população o que estava sendo feito para a prevenção, no período da Primeira Guerra Mundial, em que chegou a ser impressas mais de quatro milhões de cópias. Mas, é na Segunda Guerra Mundial que o Tio Sam é utilizado para convocar os americanos a lutarem pelo país, e até hoje, é recriado de muitas maneiras diferentes.

James Montgomery Flagg foi um dos ilustradores líderes dos Estados Unidos e começou a desenhar aos 12 anos de idade, tendo estudado na Arts Students League em Nova Iorque e contribuiu para revistas e jornais como Cosmopolitan e Harper’s Weekly. Mas, foi quando desenhou 50 pôsteres ao exército americano é que ganhou fama internacional. Na Segunda Guerra Mundial, o Tio Sam foi adaptado com a frase “Eu quero você para o Exército dos Estados Unidos”, devido à imensa popularidade do pôster ao ser lançado em 1916.

Os pôsteres tinham o intuito de instigar o patriotismo nos americanos, de um ponto prático, eram usados para encorajar a população a ajudarem com os custos da guerra e convocavam todos os homens, mulheres e crianças para auxiliarem no que puderem ao objetivo do país. Além disto, os pôsteres eram utilizados para recrutar novos soldados, aumentar a produção e motivar as pessoas a financiarem as batalhas.

As cores fortes e vibrantes dos desenhos buscavam suscitar fortes emoções, e jogavam com o medo, frustração e a fé na liberdade que constavam no imaginário popular durante a guerra.

Flagg utilizou para o seu modelo de Tio Sam o presidente Roosevelt que se sentiu impressionado e parabenizou o artista pelo seu trabalho. O Tio Sam se tornou um dos mais populares símbolos personificados dos Estados unidos.

Mas, a origem do Tio Sam permanece obscura. Fontes históricas atribuem o nome para um vendedor de carne que abastecia o exército durante a Primeira Guerra. Samuel Wilson era conhecido por ser justo e honesto, além de devoto ao país, qualidades que são associadas ao Tio Sam de Flagg, que foi considerado pelo Congresso americano como um dos símbolos patrióticos.

Por trás da história do Tio Sam, muitos outros cartunistas e desenhistas recriaram o famoso pôster, como em adaptações de filmes como “O Clube da Luta” e “Guerra nas Estrelas”. Outras adaptações continuam a ser feitas, inclusive em camisetas, sendo que também utilizaram o pôster como base para a campanha do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama e até para convocar uma "revolução" no México. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet