Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Black Mirror Ilustrado

Com projeto de nu artístico,cuiabanos são selecionados para exposição internacional em Salvador

Foto: Rafael Monteiro e André Gorayeb

Com projeto de nu artístico,cuiabanos são selecionados para exposição internacional em Salvador
Tudo começou no quintal de casa. À noite, com as luzes apagadas, Rafael Monteiro fotografava as pessoas nuas envoltas pela escuridão, tendo apenas alguns traços e partes do corpo revelados pelo flash. A proposta era registrar o natural, perder aquela ideia de padrão de beleza moderno e mostrar as pessoas como elas realmente eram: Sem roupas, sem maquiagens, sem retoques. Apenas humanos e belos por isso.

Homens, mulheres, famílias, casais, vários tipos de pessoas e de conceitos foram registrados no quintal de Rafael, totalizando cerca de 50 ensaios. Um tempo depois, a oportunidade de expor as fotos na semana do calouro e na virada cultural da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresentou-se.



Rafael, no entanto, não queria expor as fotos nuas e cruas. E como o espaço para a exposição era pequeno, queria algo novo. Foi então que ele e o ilustrador e designer gráfico André Gorayeb começaram uma parceria.

Pegando algumas fotos, André fez uma intervenção gráfica valorizando a ação de cada retrato. Ao brincar com o movimento, André também quis fazer com que a fantasia que não é vista aparecesse, sempre utilizando o branco nas fotografias predominantemente pretas. Os desenhos sinuosos e geométricos, ao invés de modificar a proposta das fotografias, reforçam a estética simples que o projeto tem.

Depois da exposição na UFMT, André queria que o projeto fosse algo maior, que não servisse apenas de portfólio. Foi então que ficou sabendo do edital para a VI Bienal dos Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa.

Avisou Rafael que queria inscrever o projeto. Rafael, sem dar muita atenção, concordou. E o que começou como um projeto e depois parceria despretensiosa agora ganha espaço na VI Bienal dos Jovens Criadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que acontecerá em Salvador, Bahia, de 3 a 7 de dezembro deste ano.

A bienal dos Jovens criadores envolve mais de sete países, dentre eles Portugal, Angola, Moçambique, Timor Leste, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau. Do centro-oeste, somente dois projetos foram selecionados. De Mato Grosso, os únicos aprovados para a exposição internacional foram Rafael e André.



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet