Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Literatura

beatniks

Dos quadrinhos ao cinema, Bukowski é retratado por sua literatura marginal

Foto: Internet

Ilustração de Schultheiss em livro de Bukowski

Ilustração de Schultheiss em livro de Bukowski

Literatura crua e nua, este é o estilo do escritor Charles Bukowski, autor de livros como “O amor é um cão dos diabos”, “Misto-quente”, e “Notas de um velho safado”. A realidade como um soco na cara. Bukowski conta estórias e sua própria história. Fantasia suas próprias fantasias e abre o submundo da bebida e da prostituição em sua literatura. A bruteza de suas palavras chocam os leitores, que se surpreendem com um mundo cru e cruel, apresentado pelo escritor. Ilustrar seus contos e livros, tal como são, foi a missão de dois desenhistas: o americano Robert Crumb e o alemão Matthias Schultheiss. Além dos quadrinhos, Bukowski também será retratado no cinema.

Ilustrar a vida como ela é vista pelos olhos de Bukowski não é tarefa fácil. Sua escrita é singular, sejam poemas, contos ou romances. Sua clareza é peculiar. “Não existe inferno, apenas na Terra”, já versejava o escritor.

A vida não lhe tratou bem. Desde cedo, Bukowski sofreu com a violência dentro de casa em uma relação conflituosa com o pai. Conforme narra suas histórias, o que se percebe é que amou tantas mulheres que nunca chegou a ser amado.

Robert Crump ilustrou dois livros de Bukowski, “Traga-me o seu amor” e “Não há negócios”. O cartoon de Crump casou com a crueza de Bukowski, em que a assinatura ‘underground’ do desenhista se conectou à estética contemporânea do escritor e a condição humana explorada por Bukowski como o sexo, álcool e as drogas.

Já o alemão Matthias Schultheiss, optou pelo estilo realista para retratar a obra de Bukowski, e transpôs o universo dos bêbados, drogados, marginais, desesperados, e prostitutas, em um paradoxo de beleza. O alemão ilustrou livros como “Delírios Cotidianos” e “Nova York, 95 cents ao dia”. Contos de Bukowski com as ilustrações de Schultheiss também foram publicados em quadrinhos.

Em 2014, serão vinte anos desde sua partida. O bêbado melancólico e apaixonado por prostitutas, abriu o caminho para a literatura beatnik (marginal), e com a crueza dos dias que não passam tranquilos, Bukowski não é retratado apenas em HQs ou ilustrações para seus contos, o escritor agora ganhará uma adaptação em cinema.

O ator James Franco está produzindo o primeiro longa-metragem sobre a vida do escritor, que será lançado em 2014. Franco escreveu o roteiro e irá dirigir o filme junto ao irmão Dave. O filme “Bukowski” contará a primeira parte da história do escritor, em sua adolescência, para retratar os embates com o pai, uma acne desfigurante (Bukowski narra este episódio como uma verdadeira tortura nazista), o abuso do álcool e as primeiras tentativas de escrita.

Bukowski “literalmente” vomita suas palavras como uma verdade dura. Depois de apanhar da vida, conseguiu alcançar um patamar de literatura que revela o submundo da realidade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet