Olhar Conceito

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Artes visuais

Mostra exibe fotos do período da abolição da escravatura no Brasil

Foto: Fotógrafo não identificado/ Acervo Instituto Moreira Salles

Mostra exibe fotos do período da abolição da escravatura no Brasil
A exposição 'Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente' reúne 72 imagens do período da abolição da escravatura no Brasil, inclusive originais da época. No final do século XIX vários fotógrafos estrangeiros atuavam no país com trabalhos com forte elaboração estética e formal.
Segundo texto sobre a exposição, "como na representação da natureza – com suas grandes cascatas, florestas virgens, mar profundo e paisagens - a representação dos nativos era quase idealizada, adquirindo um caráter icônico e onírico".

"Nas cidades, os fotógrafos do século XIX encontraram os motivos e características de uma escravidão urbana, caracterizada pelos trabalhos de rua, com a presença de figuras urbanas marcantes como as de carregadores, vendeiras e barbeiros - libertos ou cativos", revela o texto.
Um dos atrativos desta exposição surgiu da possibilidade atual de ampliar os negativos e permitir trazer à tona o registro de detalhes. "Hoje, com as novas técnicas é possível buscar ângulos recônditos das fotografias, muitas vezes desconhecidos pelo próprio artista que registrou a cena. Embora o fotógrafo do XIX não pudesse revelar suas fotos em proporção mais ampliada, o negativo que ele nos legou permite, e é esse o convite que fazemos nessa exposição".
Emancipação, inclusão e exclusão. Desafios do Passado e do Presente
Exposição: a partir de 28 de outubro
MAC Cidade Universitária
Rua da Praça do Relógio, 160, São Paulo - SP
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet