Olhar Conceito

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Cinema

na ufmt

MAUAL incentiva a produção audiovisual com premiações em serviços, cursos e consultorias

Foto: Reprodução

MAUAL incentiva a produção audiovisual com premiações em serviços, cursos e consultorias
Recheada de novidades, a 22ª edição da Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) vai premiar curtas-metragens em 11 categorias na Mostra Competitiva, entre 27 de setembro a 1º de outubro, no Teatro da UFMT, em Cuiabá.  Os escolhidos pelos júris técnico e popular, entre os 45 selecionados, vão receber prêmios que variam entre serviços, capacitações e valor em dinheiro, além do Troféu Maual, que foi confeccionado pela ceramista Ludmilla Brandão. 

Leia também
Transe em terra acreana: uma viagem de Ayahuasca e pela gastronomia nos limites do Brasil; veja vídeos


Estão entre os prêmios serviços de pós-produção e diárias em aluguel de equipamentos pelas produtoras Paralelo 15, Mistika, Infinity e Môlera filmes, bolsas de estudo e consultorias pela Academia Internacional de Cinema (AIC), Associação Brasileira de Cinematografia (ABCine), pelo Centro Cultural b_arco e pelo cineasta Joel Pizzini.

As produções serão premiadas em 11 categorias: melhores curtas brasileiros de Ficção, Experimental e Documentário nas modalidades Universitário e Independente; Melhor Curta "Hermano", originário de outros países latino-americanos; Melhor Curta Curtíssimo, obra de até cinco minutos de duração; e Melhor Curta Mato-grossense. 

A Mostra Competitiva integra uma programação extensa e gratuita de oficinas, painéis, debates, shows e exibições presenciais e virtuais. Neste ano, a 22ª MAUAL também terá a Mostra Paralela, sem caráter competitivo, que exibe mais 35 produções pelo canal do Cineclube Coxiponés no Youtube. Ao todo, foram selecionados 80 curtas-metragens universitários e independentes de documentário, ficção e experimentais.

Veja a lista completa. 

A Mostra de Audiovisual Universitário e Independente da América Latina (MAUAL) é realizada pelo Cineclube Coxiponés, por meio da Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Vivência (PROCEV/UFMT).

Troféu que será entregue aos vencedores foi produzido pela ceramista Ludmilla Brandão. (Foto: Luzo Reis)

Troféu Maual

O troféu MAUAL deste ano é produto de um processo de pesquisa da ceramista Ludmila Brandão, que iniciou com a inspiração de uma viagem à Colômbia em 2019, e resultou em sua série de esculturas denominada "Colombianas".

“Nos dias que passamos em Bogotá, hospedadas no incrível bairro La Candelaria, conhecemos o Museo Del Oro Del Banco de la República. Um espanto atrás de outro. Peças maravilhosas de ourivesaria que escaparam à rapina dos colonizadores e uma diversidade ainda maior de cerâmicas de todos os tamanhos, de formas inimagináveis”, relata a artista, pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea (ECCO/UFMT).

Em seu processo criativo, a obra dialoga com a temática escolhida para a 22ª MAUAL: "Miradas e Memórias Latino-Americanas", título que celebra e provoca acerca de origens, da diversidade cultural e dos múltiplos olhares que tecem uma memória coletiva e projetam futuros.

"Ao ser convidada a conceber e produzir um troféu para a Maual, me animou a abrangência latino-americana da premiação, que tão bem conciliava com essa minha pesquisa. Depois de alguns esboços, reconheci em uma das 'colombianas' o espírito do troféu Maual. Restou-me apenas acrescentar-lhe uma espécie de cocar-resplendor que bem consagra um objeto de premiação". 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet