Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

Veja programação

Mostra de Dança de Mato Grosso acontece a partir de sexta-feira e conta com participação de Ana Botafogo

Foto: Reprodução

Mostra de Dança de Mato Grosso acontece a partir de sexta-feira e conta com participação de Ana Botafogo
A 14º Mostra de Dança de Mato Grosso começa na próxima sexta-feira (3), levando ao palco do Cine Teatro Cuiabá a linguagem corporal urbana e contemporânea das manifestações artísticas populares e exibe também espetáculos do repertório clássico. A mostra ainda conta com a participação da embaixadora da dança no Brasil, Ana Botafogo, que realizará uma palestra e aula livre.

Leia também:
Concerto Natalino acontece no próximo sábado na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus

O público tem acesso gratuito aos espetáculos encenados nas três noites, sempre a partir das 20h. Os ingressos podem ser retirados no Espaço Caroline, piso 1 do Goiabeiras Shopping, das 10h às 20h e ainda, na bilheteria do Cine Teatro, aberta até o domingo, das 14h às 18h. O evento é realizado com incentivo do Governo de Mato Grosso, via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT).
A 14º Mostra de Dança de Mato Grosso marca também o ano de aniversário da Escola Caroline, que comemora 40 anos de atividade. A diretoria sempre se dedicou à formação e tornou dinâmico o segmento, sem medir esforços para a promoção de eventos públicos e gratuitos que têm culminado com a formação de plateia para a dança e capacitação de artistas, tanto que em 2004 nasceu a Cia das Artes e Associados (Cidarta), que mantém a Cia de Dança Ballet de Mato Grosso e o projeto da Mostra de Dança.

Aulas Livres

A 14ª Mostra de Dança de Mato Grosso contempla artistas mato-grossenses que chegam a Cuiabá, vindos de várias regiões do Estado, com aulas livres, ministradas por grandes nomes da dança no Brasil. Caso de Liana Vasconcelos e Cícero Gomes, bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que desenvolvem atividades no primeiro dia da mostra, 3 de dezembro, às 9h e 10h30, respectivamente. No dia seguinte, é a vez da Embaixadora da Dança no Brasil, Ana Botafogo, a partir das 9h.

Outro convidado é o produtor cultural e diretor do Malosá Studio de Dança de São Paulo, André Malosá, que tem participação especial na encenação de suíte do Ballet La Fille Mal Gardée, parte da Mostra de Dança.

Palestra

No dia 5 de dezembro, Ana Botafogo brindará os presentes com a palestra Vida de Bailarina, que começa às 10h. Segundo a artista, que é bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, à ocasião, ela apresenta como ocorre a evolução do profissional da dança, falando sobre as dificuldades, desafios e superações que são inerentes à essa arte.

“A palestra é apoiada na minha vida artística onde conto minha história através de vídeos dos meus mais importantes ballets, fotos e entrevistas ao longo de minha carreira pelo Brasil e pelo mundo”.

E ressalta que a atividade se destina a todos os públicos. “Vai muito além dos praticantes e amantes de dança, atingindo em todas as idades mulheres, homens e jovens apreciadores de arte. Mas essencialmente, é um estímulo, quase um convite, aos jovens bailarinos para que continuem a buscar passo a passo o caminho de seus sonhos”.

Vitrine

A Mostra da Dança de Mato Grosso sempre teve na sua essência o esforço de dar visibilidade à produção mato-grossense, enquanto contempla o público com produções nacionais que inclusive, foram encenadas em palcos de países do mundo todo. Assim, insere o Estado no cenário artístico da dança, nacional e internacional, possibilitando o intercâmbio e a reunião de diferentes culturas, além da reciclagem e o amadurecimento das artes.  

Com informações de assessoria.

Programação

03.12

9h - Aula livre com Liana Vasconcelos
10h30 - Aula livre com Cícero Gomes

20h - Mostra de dança
Cícero Gomes e Liana Vasconcelos (RJ)
Cia Najmah Dance Company (MT)
Espaço Roda - Arte e Expressão (MT)
Ópera Ballet (MT)
Dreams Ballet (MT)
Gabriela Berbetz e João Victor Gonçalves (SP)
Corpo Livre Cia de Dança (MT)
Associação Cultural Flor Ribeirinha (MT)
Sophia Lustre (SP)
João Victor Gonçalves (MT)
Dreams Ballet (MT)
Sophia Lustre e Diego Siqueira (SP)

04.12

9h - Aula livre com Ana Botafogo

17h - Espetáculo / Ballet La Fille Mal Gardee
Suíte 1 Ato
Elenco: Escola do Grupo Caroline (Cuiabá), Projeto Constellation/Cenprhe Canopus (Várzea Grande) e Laura Cristina Ballet (Rondonópolis). Participação Especial Malosá Studio de Dança (SP); Coordenação: Maria Hercilia Panosso; Adaptação: Ana Carolina Pereira e Ana Carolina Lima; Assistentes: Ana Carolina Lima e Rebeca Nicolau.

20h
André Malosá (SP)
Cícero Gomes e Liana Vasconcelos (RJ)
Grupo de Dança de Rua Hypnoze Break (MT)
Ópera Ballet
Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste
Cia de Dança Rodinei Barbosa (MT)
Dreams Ballet (MT)
Estúdio Claz (MT)
Gabriela Berbetz e João Victor Gonçalves (SP)
Espaço Roda - Arte e Expressão (MT)
Ópera Ballet (MT)
Corpo Livre Cia de Dança (MT)
Escola Municipal de Dança de Primavera do Leste (MT)
Grupo de Siriri Flor de Atalaia (MT)

05.12
10h - Palestra com Ana Botafogo: "Vida de bailarina"
20h - Encerramento com encenação do espetáculo “Ballet La Fille Mal Gardée" /Suíte 1 Ato

Vale ressaltar, todas as atividades da XIV MOSTRA DE DANÇA DE MATO GROSSO, são gratuitas e sujeitas às regras de biossegurança estabelecidas por autoridades competentes
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet