Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Comportamento

PRIMEIRO DE MT

Fotógrafo de Mato Grosso representa Estado em curso de Preparação para Áreas de Conflito

Foto: Reprodução

Fotógrafo de Mato Grosso representa Estado em curso de Preparação para Áreas de Conflito
O fotógrafo Christiano Antonucci Santoro foi o primeiro profissional da imprensa de Mato Grosso a participar, entre os dias 8 e 12 de novembro, do Estágio de Preparação de Jornalistas e Assessores de Imprensa para Áreas de Conflito (EPJAIAC 2021), realizado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB). Christiano e outros profissionais receberam orientações sobre como agir em áreas de guerra, e em locais de conflito em geral. Além de palestras, como a do jornalista Marcos Uchôa, os participantes também passaram por simulações.
 
Leia mais:
Fim de Semana tem shows de Jorge e Matheus e tributo a Charlie Brown Jr.; veja programação
 
Os estagiários tiveram instruções relacionadas a comunicação e negociação, primeiros socorros, combate a incêndio, análise e mitigação de riscos, procedimentos em campos minados/áreas suspeitas, defesa química, biológica, radiológica e nuclear (DQBRN), entre outras. O curso, realizado no Rio de Janeiro, acontece todos os anos.
 
Sob a supervisão e coordenação do Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx), no corrente ano, o EPJAIAC teve a participação de 16 profissionais de imprensa. Ao Olhar Conceito, Christiano disse que foi o primeiro profissional de Mato Grosso a participar deste curso. Segundo ele, sua indicação veio após pedidos dele a contatos que tem dentro do Exército.
 
“Nunca o Comando de Área nosso aqui de Mato Grosso indicou algum profissional. [...] Aí eu consegui esta indicação, mas mesmo com esta indicação do nosso Comando de Área, tem que passar por um crivo em Brasília, onde eles olham os currículos, olham a galera que eles querem que faça, e aí fui selecionado para participar desta edição”, disse o fotógrafo.
 
O profissional da imprensa contou que além das aulas teóricas, também teve aulas práticas de temas como terrorismo, negociação, primeiros socorros, entre outros.
 
Além dos profissionais da imprensa, membros do Exército, que participam deste tipo de operação, também recebem treinamento no mesmo dia. Christiano disse que o que aprendeu ode contribuir para sua atuação aqui mesmo em Mato Grosso.
 
“Para mim foi muito valoroso, eu sou fotógrafo do Governo do Estado, acompanho muito a Sesp, então vira e mexe tem operação policial em que há possibilidade de acontecer alguma coisa diferente, como troca de tiros, então para mim isso trouxe mais experiência e conhecimento da minha área, que é algo que gosto, de acompanhar as operações policiais. O curso me trouxe mais capacitação”.
 
O fotógrafo ainda contou que, em decorrência de sua participação no curso no Rio de Janeiro, já recebeu convite para participar deste curso, realizado pelo Exército da Argentina. Christiano disse que aprendeu muitas lições não só para sua profissão, como para a vida.
 
“Devem ter pensado ‘como este cara conseguiu fotografar e fazer o curso ao mesmo tempo?’, porque eles falam para não nos preocuparmos em fazer imagens, que eles tem os fotógrafos deles, mas falam que quem quiser, e der conta, pode fazer. Por exemplo, na hora que começou lá, eu conseguir fazer duas fotos só, então é um teste também [...] E eu acho que como experiência de vida é válido para qualquer profissional da imprensa, todo mundo deveria ter a possibilidade de participar de um ensinamento desse e ter esta abertura com o Exército brasileiro, porque muitas vezes as pessoas tem uma visão diferente do que realmente é”.

Para acompanhar o trabalho de Christiano Antonucci é só segui-lo no Instagram.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet