Olhar Conceito

Terça-feira, 19 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

'Qual é a sua cruz?'

Obras de Gervane de Paula e outros artistas de MT são expostas em museu de São Paulo; veja vídeo

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Obras de Gervane de Paula e outros artistas de MT são expostas em museu de São Paulo; veja vídeo
O artista cuiabano Gervane de Paula está com uma exposição de 70 cruzes no Museu de Arte Sacra de São Paulo, na capital. “Qual é sua Cruz?" conta com obras dele e de outros artistas do centro-oeste, como Adir Sodré, que contribuiram no projeto de Gervane.

Leia mais:
Filme cuiabano vencedor de prêmio em festival no Reino Unido é exibido na Mostra de Tiradentes; assista

“Essas obras fazem parte da coleção do Doutor Murillo Espínola, colecionador daqui de Cuiabá. O convite do museu [para expô-las] foi feito diretamente a ele”, explica Gervane ao Olhar Conceito. Ao contrário do nome dado em “Mundo Animal - Uma Provocação”, onde a instalação chamava-se “Sofram Comigo”, em São Paulo a exposição recebeu o nome de “Qual é a sua Cruz?”.



São mais de 70 cruzes que compõem a exposição. As obras não são todas de sua autoria. Algumas delas foram feitas por outros artistas cuiabanos e de outras regiões do Centro-Oeste. Inicialmente, a instalação fala de morte, mas ao trazer novos olhares outros assuntos ganharam espaço, como meio ambiente, justiça e política.

“Ela desdobra. Tem muitos significados. O ponto de partida é isso: o sofrimento, dor e desilusão com o mundo. A princípio tem essa relação com a morte e crucificação de Jesus Cristo. Com o tempo, transcendeu o significado. Hoje ela também está relacionada com as mortes de vítimas de covid-19. A obra é dinâmica. Não encerra o assunto. É atual. Foi feita em um momento quando nem havia o problema, mas agora chegou na hora certa”, explica.

“Qual é sua Cruz” fica exposta no Museu de Arte Sacra de São Paulo, localizado na Estação Tiradentes do Metrô. A exposição começou no último sábado (23) e permanecerá no local até 30 de março. A entrada é gratuita aos usuários do transporte coletivo.

Mundo Animal

Composta inicialmente por trezentas obras, a exposição ‘Mundo Animal’ traz críticas políticas, sociais e religiosas, como toda a obra de Gervane. Quando foi exposta na Arto, em 2016, algumas telas tiveram de ser cobertas, após reclamações de visitantes. No ano seguinte, o artista foi vítima de censura novamente, na exposição ‘Amo Cuiabá’, realizada no Pantanal Shopping. Ali, duas de suas obras foram retiradas depois da ‘denúncia’ de um jornalista, que visitou o local e postou um vídeo nas redes sociais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet