Olhar Conceito

Sexta-feira, 19 de abril de 2024

Notícias | Política Cultural

INVESTIMENTO DE R$ 25 MI

Governo de MT lança cinco editais que beneficiam 513 projetos culturais

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

Governo de MT lança cinco editais que beneficiam 513 projetos culturais
O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Esporte de Lazer (Secel), lançou nesta quinta-feira (29), cinco editais que irão beneficiar 513 projetos culturais no estado. Com investimento de R$ 25 milhões, a ação é resultado da Lei Aldir Blanc. Para conferir os editais, clique aqui.

Leia mais:
Vinte entidades tiveram cadastros na Lei Aldir Blanc deferidos; veja lista!

Serão contempladas propostas de teatro, dança, artes visuais, audiovisual, literatura, música, patrimônio histórico, culturas de matrizes africanas, urbanas, jovens e LGBTIA+, bibliotecas, economia criativa, homenagens a personalidades culturais, mostras e festivais, dentre outras. As seleções públicas prevêem demanda livre para a maioria dos projetos, ou seja, não será especificado formato definido de execução. 

Produtores, artistas, escritores e demais interessados que pretendem concorrer devem ficar atentos ao prazo de apresentação de propostas, que é de apenas 15 dias devido à natureza emergencial da lei de socorro ao setor cultural. As inscrições devem ser feitas de 29 de outubro a 12 de novembro, de forma presencial, por postagem ou online.

“A Lei Aldir Blanc, esse auxílio do Governo Federal, vem para minimizar os impactos na cultura, que vem sofrendo nessa pandemia. Eu tenho certeza que com isso começaremos um 2021 pulsante e brilhante para o setor cultural. As inscrições já estão abertas até o dia 12 de novembro, para você se cadastrar e cadastrar o seu projeto”, detalha o secretário da Secel, Alberto Machado, em vídeo de lançamento dos editais.

MT Nascentes, o principal edital, irá selecionar 390 projetos. Artes cênicas e visuais, literatura, música, artesanato, patrimônio histórico e culturas de matrizes africanas, urbanas e LGBTIA+ estarão acolhidas no edital, que contará ainda com ações formativas, implantação e revitalização de bibliotecas comunitárias, além de produções audiovisuais.   

Já o edital Conexão Mestres da Cultura une pesquisa, registro histórico e conceito de transmídia. Serão selecionados 60 projetos que incluem o pagamento obrigatório ao mestre referenciado ou ao detentor de direitos quando In Memoriam. A homenagem poderá ser contada em diversas plataformas com a produção do conteúdo em no mínimo duas mídias diferentes.

O edital Conexão Cultura Jovem visa fomentar práticas de educomunicação em comunidades. A seleção vai beneficiar cinco projetos de instalação e gestão de laboratórios de comunicação e cultura.

Mostras e festivais são contemplados no edital que vai selecionar 30 projetos de diferentes categorias. Nessa seleção pública, o objetivo é promover festivais, mostras, exposições coletivas, seminários, festividades e atividades formativas, abrangendo ações com e sem edições passadas. A execução poderá ser online ou presencial.

Na área de economia criativa haverá ainda um edital específico que vai impulsionar projetos de criação e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores em Mato Grosso. Serão selecionados 30 projetos divididos em mundo das artes, negócios digitais e criações funcionais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet