Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

temporada online

Filmes do cineasta Severino Neto são exibidos neste mês pelo Cine Teatro de Cuiabá

Foto: Reprodução

Filmes do cineasta Severino Neto são exibidos neste mês pelo Cine Teatro de Cuiabá
Três curtas do cineasta ‘Severino Neto’ são exibidos online nesta semana pela ‘Temporada de Filmes’ do Cine Teatro de Cuiabá. “3,60” (Severino Neto, 2011, 14’, classificação indicativa 16 anos), “Composto” (Severino Neto & Rafael de Carvalho, 2016, 15’, classificação indicativa livre) e “Juba” (Severino Neto & Rafael de Carvalho, 2017, 19’, classificação indicativa livre) ficarão disponíveis até o final do mês de julho. A ação envolve parceria entre o realizador, o Cine Teatro Cuiabá, o Cineclube Coxiponés da UFMT e a REC-MT (Rede Cineclubista de Mato Grosso).

Leia também:
Exposição 'Santos da Baixada' tem exibição online após cancelamentos em decorrência da pandemia 

Severino já participou de 60 festivais e recebeu 20 prêmios, e seu curta “Composto” foi adquirido pelo Canal Brasil. O último roteiro de curta-metragem concebido pelo cineasta, “Mata Grande”, foi selecionado para o Labex 2017 e venceu o prêmio TNT Labex - Curta Kinoforum (São Paulo, Brasil).
 
O cineasta também tem roteiros de longas, com os quais participou de diversos laboratórios como Ibermedia (Madrid, Espanha); Bolívia Lab (Cochabamba, Bolívia); Icumam Lab e Núcleo de Desenvolvimento de Roteiros Audiovisuais (Goiânia, Brasil); MT Lab (Cuiabá, Brasil) e Guiões (Lisboa, Portugal).
 
No final de 2019, ele finalizou seu primeiro longa-metragem de ficção, “A Batalha de Shangri-Lá”,projeto contemplado pelo edital estadual de Arranjos Regionais Ancine/FSA, assim como o roteiro do segundo longa ficcional, “Memória de Elefante”. O longa documentário “Sísmico”, lançado em 2017, está disponível na Amazon Prime Vídeo do Brasil.
 
Mesmo durante a pandemia, o cineasta mantém-se ativo na concepção e realização de projetos. Nas próximas semanas, vai lançar o curta “Vitamina D”, que integra o PandemosProject, iniciativa dos realizadores Diego Medvedocky & Luis Aguer. Pandemos, que significa “comum a todas as pessoas” é um projeto colaborativo que envolve realizadores de diferentes países mobilizados por Medvedocky & Aguer, para realizar curtas que retratam o cotidiano de diferentes personagens ao redor do mundo. Ainda que separados por diferentes contextos, culturas, idades e estilos de vida, esses personagens estão conectados enquanto seres humanos afetados pelas apreensões e conseqüências advindas da pandemia de Covid-19. Todos os curtas serão compartilhados no site pandemoproject.com e também pelo Instagram @pandemosproject
 
Veja as Sinopses dos curtas compartilhados:
 
3,60 (Severino Neto, 2011, 14’, classificação indicativa 16 anos)


Sinopse: Um troco recebido na roleta de um ônibus circula por várias mãos, várias vidas aparentemente banais, revelando que todas estão bem mais ligadas do que se possa imaginar. “3,60” mostra, de forma simples, que a vida normal que nos acostumamos a ver ou viver não é tão normal assim.
 
Composto (Severino Neto & Rafael de Carvalho, 2016, 15’, classificação indicativa livre).


Sinopse: O documentário mostra um dia na cotidiana vida de várias pessoas em um lixão. Apesar de parecerem distintas, aos poucos vamos percebendo suas ligações e buscas, além de suas motivações, felicidades, desejos e dores. Um filme que surpreende pelas histórias reveladas de seus personagens e que mostra quão adaptável o ser humano é, independente do seu meio.
 
Juba (Severino Neto & Rafael de Carvalho, 2017, 19’, classificação indicativa livre)

Sinopse: Juba (Mariana Mendes) é uma jovem que ganha dinheiro fazendo malabares nas ruas de Cuiabá. Em uma dessas raras oportunidades que a vida oferece, Juba e seus companheiros de trabalho recebem uma proposta irrecusável. Porém, mesmo com tudo combinado, alguns detalhes de seu complexo cotidiano tornam a decisão mais difícil do que parece.
 
Cine Comentário Sonoro sobre Juba
 
Além das exibições, será republicado o episódio da série Cine Comentário Sonoro sobre “Juba”. No episódios, Severino Neto e Rafael de Carvalho relembram bastidores de produção do curta exibido em dezenas de festivais no Brasil e exterior. Todos os episódios da série Cine Comentário Sonoro estão disponíveis no canal do YouTube do Cineclube Coxiponés.

Serviço
 
Temporada de Filmes Online, com compartilhamento de obras do cineasta Severino Neto (“3,60”, “Composto” e “Juba”).
Quando: A partir das 19h30 de terça-feira, 14 de julho de 2020.
Onde: facebook.com/cineteatrocuiaba (Link Publicações).
Classificação indicativa: a ser consultada.
Mais informações pelo email: pautacineteatrocuiaba@gmail.com
Curtas ficarão disponíveis no link: https://wp.me/pbQLhj-pU
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet