Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Cinema

online

Obras de realizadores do 'Cineclube Zumbis' são exibidas a partir desta terça-feira

Foto: Reprodução

Obras de realizadores do 'Cineclube Zumbis' são exibidas a partir desta terça-feira
Obras de realizadores ligados ao Cineclube Zumbis, de Sinop (500km de Cuiabá), serão transmitidas na Temporada de Filmes Online, ação do Cine Teatro Cuiabá, a partir das 19h30 desta terça-feira (7), pelas redes sociais. Os eventos online substituem a programação que era realizada presencialmente antes da pandemia de Covid-19.

Leia também:
Flor de Atalaia promove festival de Siriri online com outros nove grupos

O Cineclube Zumbis nasceu em 20 de novembro de 2004, quando militantes da luta de negros e negras na cidade de Sinop organizaram o “Dia da consciência negra” no Campus Sinop da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). O evento foi um sucesso, e em dezembro do mesmo ano, foi transmitido o filme  “Hurricane” (Norman Jewison, 1999), baseado na história verídica do lutador Rubin “The Hurricane” Carter, que teve trajetória marcada por perseguições racistas pela polícia e justiça dos EUA. A população compareceu em peso, e eles perceberam o interesse por estas iniciativas.
 
Assim, o Cineclube Zumbis evoluiu e criou múltiplas facetas, sempre com envolvimento e apoio de estudantes e professores do Campus Sinop da UNEMAT. Após 15 anos de existência, as atividades do Cineclube Zumbis são realizadas no Campus Sinop da UNEMAT, semanalmente, aos sábados, exibindo filmes com temática sociais e abrindo debates para a interação e aproximação dos participantes com a crítica e o pensamento cinematográfico.
 
Ao longo de sua trajetória, o Cineclube Zumbis tem servido como um projeto de formação cineclubista e de crítica, por propiciar um espaço para democratização do acesso e conversa sobre cinema, além de promover, através dos filmes programados, difusão de conhecimentos diversos entre os participantes. Ao longo de sua trajetória o Cineclube Zumbis também mobilizou pessoas em torno de atividades de realização audiovisual. As obras que compõem a Temporada de Filmes Online são uma amostra desses esforços de produção de baixíssimo orçamento, mas muita criatividade, que a ação do Zumbis vem desencadeando do ponto de vista da realização entre realizadores da região.
 
“A produção cinematográfica fundamenta-se em um amálgama de linguagens e forma-se como espaço de encontro de sujeitos mediadores de uma pluralidade cultural e com diferentes visões de mundo. O Cineclube Zumbis vem ampliando as possibilidades das pessoas que participam de nossas ações em apreciar formas de cinema que nem sempre chegam às salas de cinema da região”, enfatiza Denizalde Pereira, pioneiro e impulsionador do Cineclube Zumbis.
 
As obras exibidas serão:
 
Fronteiras (Anézio Santana & Denizalde Pereira, 42’).
Sinopse: Com roteiro de Santiago Vilela e Haya Del Bel, o média-metragem aborda a vida de mulheres trabalhadoras migrantes do Norte do Mato Grosso. O documentário faz referências à lideranças femininas da história da humanidade, tais como Clara Zetkin, Alexandra Kollontai, Rosa de Luxemburgo, Virginia Woolf, Simone de Beauvoir, Chiquinha Gonzaga, Olga Benário, Patrícia Galvão (Pagu), entre outras. Fronteiras foi selecionado para concorrer no I Festival de Cinema Feminino da Chapada dos Guimarães, MT, e foi escolhido Melhor Média-Metragem no Festival de Cinema na Floresta (Alta Floresta-MT).

Quarteto: o sentido da vida (Denizalde Pereira & Michael Pereira, 2007, 4’).
Sinopse: Um mendigo em frente ao "Refúgio Jazz Club" observa clientes e transeuntes. Embalado pelo jazz e pelas relações humanas que se processam naquele contexto, esse homem se sensibiliza e parte para uma nova batalha: reconquistar sua família e sua atividade profissional, a música. O videoclipe da banda Quarteto Foiçástico (Sinop-MT) participou do 5º Festival de Cinema na Floresta (Alta Floresta – MT). A música é uma releitura da composição de autoria da banda de funk-rock "Chad Smith's Bombastic Meatbats". O videoclipe concorreu no 5º Festival de Cinema na Floresta (Alta Floresta-MT).
 
Menire Karõ (Maria de Lourdes Silva Nogueira & Alzira Aparecida Livero Sampaio, 2007, 26’).
Sinopse: Menire Karõ (Espírito de Mulher, na língua Kayapó) é uma produção audiovisual de alunos e professores da Escola Estadual São Vicente de Paulo, de Colíder-MT, baseada no Romance “Iracema”, de José de Alencar. A obra aborda usos e costumes da etnia Kayapó e teve participação do Cacique Raoni Metuktire, líder indígena e defensor das áreas e matas do seu povo, bem como seu sobrinho e líder, Megaron Txucarramãe, maior articulador entre os Kayapós e os não-indígenas. O projeto proporcionou rico intercâmbio de experiências entre professores e alunos com pessoas da etnia Kayapó.  

Movimento Refúgio Zumbis (Melissa Bortoletti & Michael Pereira, 2019, 10’)
Sinopse: O documentário aborda a trajetória do movimento Refúgio, que surgiu em meados de 2010 na cidade de Sinop-MT. Este movimento ficou registrado nas memórias de Sinop como um marco, pois foi na exaustão causada pelo monopólio de um único estilo musical (a música sertaneja da região) e pelo pouco interesse da mídia local em noticiar outras manifestações musicais, que um grupo de professores e acadêmicos de várias universidades de Sinop ― em sua maioria da Universidade do Estado do Mato Grosso (UNEMAT) ― começou a construir um novo espaço cultural. A criação desse espaço físico e virtual possibilitou o encontro e a apreciação de outros gêneros musicais além do sertanejo. O Refúgio Zumbis, como ficou conhecido, tornou-se um hábito para uma parte considerável dos jovens de Sinop. O encontro começou a ser frequente, mais precisamente nas sextas-feiras, reunindo amigos para ouvir músicas de outros segmentos.
 
Serviço
 
Temporada de Filmes Online, com compartilhamento de obras do Cineclube Zumbis (iniciativa conduzida por estudantes e professores do Campus Sinop da UNEMAT).
Quando: A partir das 19h30 de terça-feira, 07 de julho de 2020.
Onde: facebook.com/cineteatrocuiaba (Link Publicações).
Classificação indicativa: a ser consultada.
Curtas ficarão disponíveis no link: https://wp.me/pbQLhj-nD
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet