Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Moda

Faturamento dobrou

Marca mergulha no e-commerce, ganha novo mercado e decide não reabrir em shoppings

Foto: Ratts

Marca mergulha no e-commerce, ganha novo mercado e decide não reabrir em shoppings
Quando se viram impedidos de continuar suas vendas presenciais nas quatro unidades das Lojas Mabi em decorrência da pandemia do novo coronavírus, os sócios Amanda Rosa Manzano, 30, Ana Flavia Rosa Manzano, 26 e Henrique Ratts Freitas, 29 tinham duas alternativas: lamentar-se ou inovar. Como a segunda opção já era algo que eles carregavam no DNA da empresa, não restou dúvidas. Um site de vendas foi construído em três dias, e, quase três meses depois, o faturamento foi tão bom que já não faz mais sentido continuar nos shoppings da cidade. A marca se reposicionou para atender ao que eles acreditam que será este ‘novo consumidor’ pós-pandemia.

Leia também:
Irmãs criam Instagram para vender roupas e reverter lucro em doações de cestas básicas
 
A primeira loja da marca foi inaugurada no dia 1 de agosto de 2016, no centro de Cuiabá. Na época, muitos colegas os desencorajaram, pois o país passava por uma crise econômica. Mas eles não se amedrontaram. Um ano depois, já estavam abrindo a segunda unidade. “Agora estamos iniciando uma nova fase, mas colhendo frutos de todo um trabalho que vem desde antes”, comemora Amanda. “Foi um reposicionamento da marca,  a gente resolveu fazer isso pra cuidar desse novo consumidor que está carente de novidades. As pessoas continuam fazendo mais do mesmo, mas nós sempre tivemos como um forte valor da empresa a inovação”.
 
A decisão de migrar para o comércio virtual veio logo após a reunião com o prefeito Emanuel Pinheiro, quando os comerciantes souberam que teriam que fechar suas lojas. O encontro foi numa quinta-feira, e no sábado o site das lojas Mabi já estava no ar. “Nossa empresa sempre teve o propósito inegociável de inovar”, explica Henrique. “A gente sempre via o que ainda não tinha no mercado, como o plano de fidelidade, fomos também um dos primeiros a fomentar a comprar online com retirada em loja, então sempre estivemos atentos à questão do mercado”, completa.
 

 
Antes dessa nova fase, a loja já fazia vendas online via WhatsApp e Instagram, mas agora investiram no conceito de ‘Omni-Channel’, em que todos os canais da marca são integrados para atender o consumidor. “Entendemos que o principal efeito seria que existiria um mercado antes e um pós-pandemia. Agora estamos num momento de transição”, explica Henrique. Segundo o empresário, o ‘novo consumidor’ prioriza a comodidade, a confiança na marca e a segurança, além do preço, já que, a apenas um clique, ele pode fazer comparações para conseguir uma compra mais inteligente.
 
Neste ‘Omni Channel’, os clientes das lojas Mabi veem as novidades pelo Instagram – durante o ‘plantão’ em que são publicadas as novas coleções -, depois são direcionados para compra pelo site ou WhatsApp e, por fim, podem fazer as trocas na loja física – já que a matriz, localizada no centro da cidade, continua funcionando.
 
A loja matriz, inclusive, deve ser expandida. "Será um novo conceito que proporciona uma experiência de compra diferente para o cliente, onde ele poderá ir para comprar ou para retirar sua compra feito pelos canais online", completa Amanda. Com isso, quase nenhum funcionário teve que ser demitido: ou foram realocados para o centro, ou para as vendas online.
 
Estas inovações fizeram com que a Mabi atingisse um mercado que não tinha antes, como o do interior e até mesmo de outros estados. “Com o lançamento do e-commerce nosso faturamento quase dobrou em relação às lojas. Então a gente entendeu que esse novo consumidor já existe, e a gente percebeu que não conseguiria mais atender a demanda de todas as lojas do shopping mais as vendas online. Foi uma decisão natural, o mercado redirecionou o nosso negócio”, finaliza Henrique.
 
Serviço
 
Lojas Mabi
Instagram 
Site 
Serviço ao consumidor: (65) 99995-6203
Endereço da matriz: R. Estevão de Mendonça, Nº 914 - sala 02 – Centro, Cuiabá
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet