Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

matapacos

Coletivo lança revista independente de experimentalismo em meio à quarentena

Foto: Fred Gustavos

Coletivo lança revista independente de experimentalismo em meio à quarentena
Um coletivo de artes híbridas de Mato Grosso lançou, nesta quinta-feira (2), a ‘Matapacos’ revista digital e independente de experimentalismo. Idealizada pelo ‘Coma A Fronteira’, a ideia é “experimentar a poética, colocar as ideias para circular”.

Leia também:
3º 'Contos do Mato' fomenta cultura literária na capital; veja a programação
 
Além disso, o grupo também criou um selo de publicações experimentais que possam circular digitalmente (por enquanto). “Estamos construindo sessões desviantes, que tentam fugir da curva do que já é cristalizado como revista. Assim nasce, por exemplo, ‘Entre Vistas’, uma sessão atípica de perguntas e respostas, onde o leitor entra no jogo de tentar descobrir qual é a pergunta e quem a respondeu, sem saber ao certo essa autoria", conta o editor Caio Ribeiro.
 
Marcella Gaioto, também editora e colaboradora, completa: “fico feliz de estar fazendo algo durante esse tempo, de contribuir para um conteúdo de qualidade pra aquelas pessoas que não terão muito o que fazer nesse tempo estranho em que estamos. Fico mais feliz ainda por fazer isso ao lado de dois artistas que eu admiro demais, é um honra estar com eles. Acho que vai ser um sucesso nessa quarentena cuiabana!”.
 
O design de ‘Matapacos’ é feito por Caio, Marcella e Lucas Lemos. O periódico também conta com um caderno de dramaturgia, com colaboração do TheatroFúria, e um local destinado à fotografia, com imagens de Henrique Santian. “É um lugar de questionar, de contemplar, mas também de deslimite, a gente é ser controverso, plural, cheio de dúvidas, a arte, a literatura são traduções disso: uma viagem aos nossos conflitos e, mesmo que muitos deles não tenham respostas, a gente segue experimentando essa coisa que nomeamos de vida”, afirma Lucas Lemos.
 
Além de Lucas, Marcella e Caio, a revista conta com grandes nomes da cena artística, como Aclyse de Matos, Juliana Capilé, Luiz Marchetti, Luz Marina, Livia Bertges, Marília Beatriz Figueiredo, Maurício Mota, Perseu Azul, Sol, além de artes visuais de GORA e Marcus Vaz.
 
Para receber a publicação, basta solicitá-la pelos números (65) 99668-7299 (Caio), (65) 99947-5181 (Lucas) e (66) 98426-3208 (Marcella), ou pelo e-mail comaafronteira@gmail.com, a partir desta quinta-feira (2).
 
Matapacos
 
Matapacos, que dá nome à publicação, foi um cachorro chileno conhecido como ‘Negro Matapacos’. A palavra significa ‘Mata Policiais’, e o apelido veio porque durante os protestos populares iniciados no Chile em 2010, que pediam melhorias na educação e eram contra os cortes de orçamento do governo no país, o animal latia e atacava policiais que tentavam reprimir a população e avançava contra as viaturas, enquanto defendia manifestantes de jatos d'água lançados pela polícia. Ele morreu em 2017, de velhice, e ganhou uma estátua na praça onde sempre era visto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet