Olhar Conceito

Segunda-feira, 18 de março de 2024

Notícias | Música

nesta terça

Orquestra e Coral da UFMT se apresentam juntos em concerto de aniversário da instituição

Foto: Divulgação

Orquestra e Coral da UFMT se apresentam juntos em concerto de aniversário da instituição
A Orquestra Sinfônica e o coral da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) se apresentam juntos nesta terça-feira (10) no Concerto Especial de Aniversário de 49 anos da instituição. O espetáculo será no Teatro a partir das 20h, e os ingressos, gratuitos, serão distribuídos duas horas antes na bilheteria do local.

Leia também:
Musical de Natal 'Incomparável' tem ensaios abertos ao público nesta semana

“[O encontro] é muito rico porque permite que a gente aborde outras tonalidades musicais que juntam a música instrumental e a coral. É complicado montar porque cada um dos grupos tem sua temporada, tem suas ideias próprias, mas no deste ano eu e a Dorit Kolling conversamos e combinamos de unificar as ações com um programa que nos trouxesse prazer, alegria e simbolizasse uma época do ano importante. É uma oportunidade nova de se reanimar, de fazer música nova”, aponta o maestro Fabrício Carvalho. Segundo ele, a união é uma formação nobre na música sinfônica, porque dá vazão a uma construção textual que une a música instrumental e vocal.

Dorit e Fabrício se conhecem há trinta anos. “Ela foi banca do meu concurso para ingressar como flautista. Nós temos uma parceria bastante sólida e duradoura, de muito respeito e carinho por tudo que ela representa no movimento coral brasileiro como professora e maestrina”, afirma Fabrício. “É uma honra muito grande e uma alegria pra UFMT ter uma maestrina e professora como Dorit Kolling, que tem formado nos últimos 30 a maioria dos regentes corais de Mato grosso. Para mim também, pois é uma amiga e parceira com quem divido ansiedades e construímos programas juntos”, completa.

Como convidados, participam do encontro a soprano Iasmin Medeiros, o barítono Talles Matos, a mezzo soprano Helen Luce Campos e o cineasta Luiz Marchetti. “Iasmim Medeiros é cria da UFMT, foi nossa aluna e é um dos principais nomes da regência do canto mato-gorssense hoje. Vindo de Minas, o Talles Matos é servidor da Universidade, recém ingresso no último concurso. Já a Helen Luce Campos é professora de canto do Departamento de Música da Faculdade de Comunicação e Artes”, conta o maestro.

“O outro convidado especial não é da UFMT, mas tem uma ligação muito profunda conosco, que é o cineasta Luiz Marchetti. Ele vai fazer a narração de duas obras, marcando sua estreia frente à Sinfônica e o Coral num momento fantástico. Tem sido uma experiência muito bacana porque ele traz sua vivência de teatro e de cinema para uma formação musical. Tem sido um encontro muito rico da nossa parte e tenho certeza que da parte dele porque é uma experiência nova”, relata.

Repertório

O programa do Concerto de Aniversário começará com “Carmina Burana”, de Carl Orff, regido por Dorit Kolling. “É uma obra dificílima que a maestrina rege com genialidade”, conta Fabricio Carvalho. Os manuscritos que deram origem à cantata foram encontrados em 1803 no convento de Benediktbeuern, na Bavária alemã. Os cantos profanos foram escritos alternando latim medieval, alemão e provençal por monges errantes e desiludidos com as corrupções do clero.

Na sequência, os grupos apresentam “Magnificat-Alleluia”, peça sacra de Heitor Villa-Lobos, composta em 1958 em homenagem ao Papa Pio XII. A obra contempla a passagem bíblica da visita de Maria para Isabel, sua parente, descrita no Evangelho de São Lucas, com a oração “Minh’alma engrandeçe ao Senhor”.

“Terras de Manirema”, música de Ronaldo Miranda e texto de Orlando Codá, retrata um ambiente paradisiaco e lúdico, com todas as características conservadas, mas que sucumbe ao desregramento do uso e acaba por não existir mais.

O espetáculo se encerra com a “Cantata de Natal” de Ricardo Tacuchian. Nela o autor procurou criar um clima de Natal fluminense e carioca, com as lapinhas que interpretam o sentimento do catolicismo popular do Rio de Janeiro, sem perder o caráter universal da festa.

“Esta cantata está sendo montada em três lugares específicos e quatro montagens: duas no Rio de Janeiro, uma em Minas Gerais e uma em Mato Grosso. Ricardo Tacuchian está completando 80 anos este ano é um dos principais compositores brasileiros. Ele e Ronaldo Miranda estão vivos e é muito importante para música brasileira fazer compositores vivos e ambos desejarem boa sorte para gente”, conta o maestro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet