Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Artes visuais

esta semana

Exposição na AL apresenta obras do mato-grossense Valdivino Augusto de Miranda

Foto: Fablicio Rodrigues / ALMT

Exposição na AL apresenta obras do mato-grossense Valdivino Augusto de Miranda
Uma exposição do artista plástico mato-grossense Valdivino Augusto de Miranda começou na última terça-feira (22) e segue até sexta-feira (25) no saguão principal da Assembleia Legislativa. A visitação é aberta ao público das 8h às 17h.

Leia também:
Lei determina criação de catálogo online com obras de artistas mato-grossenses

No total, são 14 telas grandes e 4 menores, que retratam a cultura e as paisagens mato-grossenses. Algumas obras foram pintadas em tinta a óleo, e outras em acrílica, e todas fazem parte do acervo do artista.

A mostra é uma iniciativa do Instituto Memória do Poder Legislativo (IMPL). Valdivino se diz um apaixonado pela cultura regional e pelas paisagens do Cerrado e do Pantanal. “Gosto de pintar as imagens da cultura e das tradições, mas é nas pinturas livres, alegóricas, que me sinto mais expressivo - misturando tudo e fazendo um contexto único”.

O artista nasceu em Itiquira, e desde jovem nutre paixão pela pintura. Em 1990, começou sua trajetória profissional, depois de frequentar o Ateliê Livre, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde aprendeu com artistas mais experientes e sob a orientação de Nilson Pimenta. Seus trabalhos de maiores destaques expressam visualmente elementos zoomorfizados.

Ao longo da carreira, já participou de diversas exposições e bienais do circuito nacional, como a Bienal Naïfs do Brasil, de Piracicaba (SP), edição de 2010. Foi premiado no XIX Salão Jovem Arte Mato-Grossense, em 2000, e teve três pinturas selecionadas na edição 2013 do Salão de Arte de Mato Grosso, sendo elas: “Amor de peixe”, “Amamentação do ser marinho” e o “Beijo do polvo”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet