Olhar Conceito

Quinta-feira, 28 de março de 2024

Notícias | Literatura

encenando a poesia

De Pernambuco, doutora em literatura vem a Cuiabá ministrar minicurso sobre cordel

Foto: Divulgação

Clairce também lançará seu novo livro

Clairce também lançará seu novo livro

A professora de literatura da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), doutora em teoria da literatura e escritora Clarissa Loureiro estará em Cuiabá nos próximos dias 24 a 26 de setembro para ministrar o minicurso tema ‘As representações míticas do imaginário ocidental no cordel’ e lançar seu livro ‘Laurus’. A programação é gratuita e voltada ao público em geral. Foram disponibilizadas 60 vagas, e as inscrições podem ser feitas na Biblioteca.

Leia também:
Professor de literatura ministra oficina 'Encenando a Poesia' com história, técnicas e análise

O curso faz parte da programação da oficina ‘Encenando a poesia’, que começou no mês de julho na Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça, e termina no dia 27 de setembro. Ela é conduzida pelo escritor Luiz Renato de Souza Pinto, e foi uma das contrapartidas do autor no projeto do livro ‘Gênero, Número, Graal’ (2017), contemplado no Prêmio Mato Grosso de Literatura da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), em 2017.

No minicurso, Clarice vai trazer uma abordagem da literatura contemporânea sobre gênero. “A intenção é discutir como o cordel revisita o feminino, como o popular dialoga com o contemporâneo para ressignificação do feminino. Vamos transitar entre os mitos bíblicos, gregos e sumérios, além de apresentar textos contemporâneos da literatura nordestina e do centro-oeste”, destaca. As aulas acontecem no período vespertino, das 14h às 17h.

O livro ‘Laurus’, que também será lançado nestes dias, é um romance sobre memória, mitologia e identidade, que envolve temas polêmicos vivenciados pela família da autora, como aborto, homossexualidade, ditadura e mães solteiras. Este é o terceiro livro dela, que já lançou ‘Mau Hábito’ (2010) ‘Invertidos’ (2012). Na ocasião, Clarissa também realiza de um diálogo com os participantes sobre o processo de escrita. A proposta é compartilhar experiências e explicar um pouco da história dela com a literatura.  

Serviço

Oficina ‘As representações míticas do imaginário ocidental no cordel’
Local: Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça 
Endereço: Palácio da Instrução, na Rua Antônio Maria, nº 251, Praça da República, Centro de Cuiabá
Mais informações (65) 3613-9240/9230
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet