Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Diversão e Lazer

de Rondonópolis

Grupo Caipiras Unidos vence a 15ª edição da Festrilha

Foto: João Felipe

Grupo Caipiras Unidos vence a 15ª edição da Festrilha
O grupo Caipiras Unidos venceu o 15º Festival de Quadrilhas Juninas do Araguaia (Festrilha), realizado neste fim de semana, em Rondonópolis (a 212 km de Cuiabá). Em segundo lugar com apenas um décimo de diferença, ficou o grupo Coração Caipira (Porto Alegre do Norte) e em terceiro lugar o Império Junino (Rondonópolis). A competição contou com a participação de outros 16 grupos.
 
Leia mais
Carioca e pernambucana criam marca autoral em Cuiabá com produção local 
 
O secretário Allan Kardec (Secel) e o adjunto de Cultura, José Paulo Traven, prestigiaram a final, que ocorreu nos dias 17 a 21 de julho, em Rondonópolis. “O Festrilha, que começou a ser realizada na região do Araguaia inspirada pela tradição nordestina, é hoje uma manifestação da cultura popular brasileira em nosso Estado. A Secel tem ajudado a organizar o festival e a nossa intenção é colocar o evento no calendário oficial das nossas atividades. A tradição das quadrilhas caipiras que remontam às festas juninas é coroada pelo Festrilha, envolvendo várias organizações que trabalham para fomentar e valorizar nossa cultura, e ficamos muito felizes em fazer parte desse grupo”, destacou Kardec.

A equipe vencedora, Caipiras Unidos, marcou 209,7 um décimo a frente do segundo e do terceiro colocado, que marcaram 209,6. O grupo Coração Caipira acabou conquistando o segundo lugar nos critérios de desempate, contra o Império Junino. Além do título, o Caipira Unidos irá representar Mato Grosso na etapa nacional do concurso de quadrilhas juninas, que será realizado no próximo fim de semana (27 e 28 de julho), em Brasília.

De acordo com Marta Negrão, da Federação Mato-grossense de Quadrilhas, que realiza o evento ao longo desses 15 anos, o Festrilha ganhou em qualidade técnica e profissionalismo dos grupos. Quando começou, entre os municípios do Araguaia, era um festival inspirado nas tradições nordestinas, e hoje abrange praticamente todas as regiões do Estado. Com 20 grupos concorrentes de 12 diferentes municípios, a 15ª edição foi realizada em quatro polos. Começou em Tangará da Serra (15 e 16 de junho), depois Barra do Garças (22 e 23 de junho), seguiu para Porto Alegre do Norte (29 e 30 de junho) e, por fim, Rondonópolis (06 e 07 de julho) e (17 a 21 de julho). “É perceptível a evolução dos grupos no decorrer dos anos. Tanto que os vencedores ganham por décimos de ponto, como ocorreu neste ano”. Ela acrescenta que a qualidade é tão boa que é necessário recorrer aos critérios de desempate para a pontuação, como figurino, repertório, tema, casal de noivos e reis, por exemplo.

Além disso, outro destaque é o poder de fomento da cadeia produtiva da cultura, uma vez que estimula o trabalho de centenas de artistas de diferentes regiões do Estado, além de movimentar o turismo e o comércio. “Eles passam o ano todo trabalhando no desenvolvimento cênico para o espetáculo acontecer. E é um momento lindo, emocionante para o público, e que não perde em nada para o concurso nacional. Quem assiste fica na expectativa do que vem pela frente. Algumas seletivas do Festrilha chegam a reunir 10 mil pessoas”, comenta a superintendente de Políticas Culturais da Secel, Cinthia Mattos.

O Festrilha também tem fortalecido as manifestações culturais nos municípios com o intuito de valorizar a preservação da tradição junina no Estado. Marta explica que, para a realização nesses anos, os grupos têm buscado referências da cultura mato-grossense em busca de uma identidade cultural do Estado. “Os temas e os símbolos são da nossa cultura, e os enredos contam a nossa história”.

Confira o resultado divulgado pela Federação Mato-grossense de Quadrilhas
 
Campeã: Caipiras Unidos - 209,7

Vice-Campeã: Coração Caipira - 209,6

3° Lugar: Império Junino - 209,6

4° Lugar: Brilho Junino - 208,9

5° Lugar: Os de Fora - 208, 6

6° Lugar: Flor do Sertão - 208,2

7° Lugar: Pimenta Malagueta - 206, 8

8° Lugar: Pirilampos do Vale - 203, 5

9° Lugar: Abalantes do Sertão - 203,2

10° Lugar: Explosão Luverdense - 200, 8

11° Lugar: Jóias do Cerrado -198, 6

12° Lugar: Caipiras do Araguaia - 197, 4

13° Lugar: Caipiras de Plantão - 188,6

14° Lugar: Fogo na Saia - 187,9

Noivos

1° Lugar: Caipiras Unidos
 
2° Lugar: Império Junino 

3° Lugar: Brilho Junino

Casal de Reis

1° Lugar: Caipiras Unidos 

2° Lugar: Império Junino

2° Lugar: Coração Caipira

Marcador

1° Lugar: Caipiras Unidos 

2° Lugar: Coração Caipira 

3° Lugar: Império Junino
 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet