Olhar Conceito

Sexta-feira, 29 de março de 2024

Notícias | Religiosidade

Fraternidade, caminho de luz, axé

Lavagem das Escadarias da Igreja de São Benedito acontece neste sábado pela terceira vez

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Lavagem das Escadarias da Igreja de São Benedito acontece neste sábado pela terceira vez
A terceira edição da lavagem das escadarias da Igreja de São Benedito acontece neste sábado (29), a partir das 9h da manhã. São esperadas de 1500 a 1800 pessoas, e o evento tem como tema “Fraternidade, caminho de luz, axé!” e busca promover a união entre fieis de diferentes religiões.

Leia também:
Mudança de local da Festa de São Benedito se deve a dificuldades financeiras e ‘estado’ da cozinha, diz pároco

Segundo a presidente da Comissão da Lavagem, Maria José de Castilho, o grupo se reunirá no Centro Cultural Casa Cuiabana às 5h45 para um café da manhã. De lá, sairá em cortejo até a Igreja, onde será realizada a lavagem.

“A importância deste evento pra mim é trazer a paz”, afirma a presidente. “Principalmente para as mulheres, porque elas estão sendo muito violentadas e mortas. Ainda existem homens que são violentos. E o nosso lema é trazer a paz. É: fraternidade, luz, axé. É a união dos povos. Existe muito preconceito, descriminação, e estamos em busca dessa paz”.

Cristóvão Luiz Gonçalves da Silva, conselheiro da comissão, afirma que, ao contrário do que alguns críticos afirmam, a tradição da lavagem é, sim, extremamente cuiabana. “Quando se fala em festa do Congo, muita gente pensa logo em Vila Bela da Santíssima Trindade e em Poconé. Mas existem registros de que desde 1869 – em um livro de Marcos Amaral Mendes – de que os negros já faziam a festa do Congo em Cuiabá. Hoje, 90% dos moradores da região ali do beco do candeeiro, e dos arredores da Igreja, são negros. Ou seja, já existia uma irmandade de São Benedito e de Nossa Senhora do Rosário. Tem gente que fala que estamos trazendo costumes da Bahia, que não é daqui, mas é sim”.

Em 2018, a Lavagem das Escadarias entrou para o Calendário Oficial da Cidade de Cuiabá, com a aprovação do projeto de lei do vereador Marcos Veloso (PV). O ritual tradicional acontece com cânticos e hinos religiosos, além de toques de tambores e todos vestidos de branco. Lavar as escadarias simboliza “Lavar as tristezas, pedir paz e saúde, sempre com a proteção de São Benedito”.

O ritual é feito com a essência de alfazema, flores e água, e busca partilhar com o público a energia positiva das ervas e dos elementos da natureza, pois seus seguidores acreditam na importância desses elementos no tratamento terapêutico, energético e também com a benção de todos os orixás.  

Serviço

Lavagem das Escadarias – Igreja de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito
Data: sábado, 29 de junho
Horário: 9h
Concentração: 5h45 – Centro Cultural Casa Cuiabana
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet